Acervo do Estadão na internet


04/01/2012


O jornal O Estado de S.Paulo disponibilizará na internet provavelmente no mês de junho todo o volume de informação de seus 137 anos de história. A consulta estará disponível e vai relembrar o cotidiano do Brasil e do mundo desde 1875, quando o impresso foi fundado como “A Província de São Paulo”. Não se sabe ainda se o acesso será restrito a assinantes e se haverá algum custo.
 
—É como se o Estadão estivesse dando um furo na rede, tuitando com a Revolução, quando um pesquisador recorresse às páginas digitais para conferir a luta dos paulistas contra Getúlio Vargas em 1932, disse Ricardo Gandour, Diretor de Conteúdo do Grupo Estado.
 
Numa segunda fase, de acordo com o Presidente do Grupo Estado Silvio Genesini, a digitalização acontecerá com o acervo do Jornal da Tarde, do Estadinho, do Suplemento em Rotogravura e se estenderá ao material da Rádio Eldorado e do Estúdio Eldorado.
 
Edmundo Leite, Coordenador do Arquivo, detalhou o trabalho:
—A microfilmagem da coleção integral do Estado teve início em 1970, em parceria com a Biblioteca do Congresso Americano em Washington. O trabalho foi concluído em dois anos, mas somente em 1979 uma cópia foi entregue à Biblioteca Nacional, que continuou o trabalho. Foi esse conjunto de mais de 2 mil rolos de microfilmes que, que possibilitou, trinta anos depois, a digitalização do acervo de 137 anos. Após análise técnica, as melhores unidades de microfilme armazenadas no arquivo do jornal e na Biblioteca Nacional foram selecionadas para serem escaneadas por um equipamento especial, um software de tratamento das imagens eliminou imperfeições. Paralelamente, uma equipe indexou e organizou as páginas em cadernos. Em seguida, foram as imagens foram convertidas em textos, de modo que todo o conteúdo possa ser encontrado por meio de busca por palavras. Passado, presente e futuro a apenas alguns cliques.

*Com Adnews e Estadão.