Abraji abre inscrição para curso


30/03/2012


Estão abertas as inscrições para o módulo presencial do curso gratuito “Transparência e Investigação: Jornalismo com Informações Públicas”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), com financiamento do Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação, da UNESCO. O formulário para inscrição estará aberto até 3 de abril, às 23h59.
 
 
O treinamento está em sua segunda edição e será realizado no Rio de Janeiro. A exemplo do que aconteceu em São Paulo, a Abraji firmou uma parceria com a ESPM para realizar o curso em seu campus na capital fluminense. Durante dois dias (9 e 10 de abril), os 21 selecionados terão contato com conhecimentos e ferramentas para a realização de reportagens com base em informações disponibilizadas por órgãos públicos. A lei de acesso a informações públicas, recém-sancionada pela presidente Dilma Rousseff, faz parte desse escopo.
 
 
Os repórteres aprenderão onde, com quem e como obter dados públicos para compor ou enriquecer suas matérias. Além disso, receberão noções de RAC (Reportagem com Auxílio de Computador) para extrair novas informações a partir dos dados públicos.
bbsp;
 
O jornalista Fabiano Angélico, pós-graduado em estudos sobre transparência de dados e combate à corrupção pela Universidade do Chile, será o treinador do curso. Angélico foi coordenador de projetos na ONG Transparência Brasil e atuou como produtor especial na Rede TV!. O conteúdo foi desenvolvido com o apoio da jornalista Marina Iemini Atoji, redatora do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas.
 
 
 
As aulas acontecerão na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Rio de Janeiro, localizada à Rua do Rosário, 90 – Centro. A lista de selecionados será divulgada em 4 de abril.
 
 
Serviço
 
Nome: Curso presencial “Transparência e Investigação: Jornalismo com Informações Públicas”
Valor: Gratuito
Data: 9 de abril, das 10 às 13h e das 14h às 17h; e 10 de abril, das 10h às 13h
Local: ESPM RIO DE JANEIRO – Rua do Rosário, 90 – Centro – Rio de Janeiro, RJ
Inscrições: até 3 de abril, via formulário on-line.