ABL recebe nova imortal


31/03/2010


A escritora e professora Cleonice Berardinelli tomará posse na Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta segunda-feira, dia 5, às 21h, no Salão Nobre do Petit Trianon, na Academia Brasileira de Letras(Av. Presidente Wilson, 203 – Centro do Rio).

Eleita em 16 de dezembro último, Cleonice Berardinelli será a sexta ocupante da Cadeira nº 8, em substituição ao jornalista e escritor acadêmico Antonio Olinto, que morreu no dia 17 de setembro.

A escritora será recebida pelo acadêmico Affonso Arinos de Mello Franco. Os imortais Antonio Carlos Secchin e Domício Proença Filho, farão a imposição do colar e a entrega do diploma, respectivamente.

Cleonice Berardinelli nasceu no Rio de Janeiro, em 28 de agosto de 1916. Especialista na literatura de Luís de Camões e Fernando Pessoa, grandes poetas da língua portuguesa, Cleonice Berardinelli é professora emérita da UFRJ e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ).

Membro da Academia de Ciências de Lisboa, desde 27 de novembro de 1975, Cleonice atua como pesquisadora do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e consultora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 

Entre as suas principais obras, “Estudos camonianos”(1973), “Obras em prosa: Fernando Pessoa”(1986), “A passagem das horas de Álvaro Campos”(1988), “Poemas de Álvaro Campos”, impresso em Lisboa em 1990, e “Fernando Pessoa: outra vez te revejo…”, publicado em 2004.