ABL lança versão online do novo vocabulário


25/02/2010


Uma boa notícia para os internautas, jornalistas, professores, estudantes e todos aqueles interessados em conhecer melhor o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp): a Academia Brasileira de Letras (ABL) acaba de lançar uma versão online do trabalho, adaptada às normas contidas no Novo Acordo Ortográfico assinado pelos países de língua portuguesa, em vigor no Brasil desde 1º de janeiro de 2009. O acesso pode ser feito por intermédio do portal da ABL, no endereço www.academia.org.br 

Segundo o Presidente da ABL, acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, esta iniciativa significa mais um passo importante da Academia em direção à modernidade:
— Há, e está bem aos nossos olhos, uma geração que parece ter nascido com o controle remoto e o mouse à mão. Basta um clique e a tela muda. Portanto, está claro que estaremos sempre atentos a tudo que este século nos trouxer de novo, declarou Vilaça.

Para o internauta acessar o Volp, basta entrar no portal da ABL e passar o cursor sobre a aba “nossa língua”. Uma janela se abrirá ao lado e o pesquisador deverá clicar na opção “busca no Vocabulário”

A ABL está disponibilzando também para consulta o texto integral do Novo Acordo Ortográfico, juntamente com a Nota Explicativa da Academia. Os dois textos justificam os critérios de adaptação do Português do Brasil às normas do Acordo.