ABL inaugura mostra sobre Joaquim Nabuco


10/05/2010


A Academia Brasileira de Letras (ABL) inaugura no próximo dia 13, data em que se comemora a Abolição da Escravatura no Brasil, às 17h30, a exposição “Encontros com Nabuco”, com a Coordenação-geral do Presidente da ABL, acadêmico Marcos Vinicios Vilaça.

A mostra, que faz parte das comemorações do centenário de morte de Nabuco, conhecido como “o Apóstolo da Abolição”, ficará aberta ao público, com entrada franca, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no primeiro andar do Centro Cultural da ABL, na Avenida Presidente Wilson 203, no Centro do Rio. Monitores estarão à disposição dos visitantes.

Sob a curadoria da historiadora Mary Del Priore e da museóloga Maria de Lourdes Parreiras Horta, o objetivo da exposição é aproximar o público da trajetória do homenageado através de fotos, objetos e espaços que reproduzem as diversas fases da vida do advogado, escritor, jornalista, parlamentar, diplomata e abolicionista. Os ambientes foram sonorizados com obras de Chopin, um dos compositores preferidos de Nabuco.

O antiquário Arnaldo Danemberg colaborou no desenvolvimento do cenário que sugere uma das salas da Revista Brasileira, que funcionava no Centro do Rio, onde os intelectuais da época se reuniam e discutiam projetos, como o da Academia Brasileira de Letras, da qual Nabuco foi um dos fundadores, juntamente com Machado de Assis, Ruy Barbosa e Lúcio de Mendonça, entre outros. Machado de Assis foi o primeiro Presidente da ABL, e Nabuco, o Secretário Geral.