ABL e Imprensa Oficial de SP coeditam obras raras


09/04/2010


Os Presidentes da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, e da Academia Brasileira de Letras, Hubert Alquéres, e Marcos Vinicios Vilaça, assinaram nesta quinta-feira, 8, protocolo de intenções renovando a parceria para a coedição de obras literárias.

De acordo com Hubert Alquéres, o objetivo da iniciativa é contemplar textos poéticos ou ficcionais de acadêmicos paulistas já falecidos que, apesar da importância histórica, não foram republicados.

—Este é um trabalho importantíssimo de resgate de obras relevantes que estavam esquecidas. Serão publicadas as poesias completas de Cassiano Ricardo(1957), Ribeiro Couto(1969), e Vicente de Carvalho(1902), e as ficções “A muralha”, de Dinah Silveira de Queirós (1953), e “O feijão e o sonho”, de Orígenes Lessa (1938).

Os planos de coedição incluem a publicação da coleção de cardápios de banquetes de Olavo Bilac, e o lançamento da série intitulada “Essencial”, com informações sobre os patronos da instituição e todos os ocupantes das 40 cadeiras da Academia Brasileira de Letras. Os volumes serão escritos por acadêmicos ou especialistas.

A parceria com a ABL já rendeu as publicações de “Machado de Assis: curso literário em sete conferências na Sociedade de Cultura Artística de São Paulo”, de Alfredo Pujol, em 2007; e “Sonetos”, de Guilherme de Almeida, em 2008.