ABL celebra 113 anos com entrega de prêmios


15/07/2010


A Academia Brasileira de Letras (ABL) realiza na próxima terça-feira, dia 20, às 17h, no Petit Trianon, a cerimônia de entrega dos prêmios literários de 2010, em sessão comemorativa de seus 113 anos de fundação. O acadêmico José Murilo de Carvalho será o orador oficial do evento.
 
Concedido desde 1941, o Prêmio Machado de Assis, um dos mais importantes do País, será entregue ao crítico literário, escritor e filósofo paraense Benedito Nunes, que receberá R$ 100 mil e um diploma.
 
Na solenidade também serão agraciados os vencedores do Prêmio ABL 2010. Na categoria Ficção (conto, romance, teatro), venceu o romance “Outra Vida”, do escritor carioca Rodrigo Lacerda. O livro “Marginal à esquerda”, da escritora e ilustradora mineira Ângela Lago, conquistou o primeiro lugar na categoria Infanto-juvenil. “Pequenas traduções de grandes poetas”, do pernambucano Milton Lins, ganhou na categoria Tradução. “A máquina das mãos”, do poeta maranhense Ronaldo Costa Fernandes, venceu na categoria Poesia. “Escravismo em São Paulo e Minas Gerais”, de Francisco Vidal Luna, Iraci Del Nero e Herbert S. Klein foi o escolhido na categoria História/Ciências Sociais. A obra “O controle do imaginário & a afirmação do romance”, do professor e crítico literário maranhense Luiz Costa Lima, foi a vencedora na categoria Ensaio e Crítica literária. Os filmes “A erva do rato” e “Hotel Atlântico”, dirigidos, respectivamente, por Júlio Bressane e Suzana Amaral, conquistaram o Prêmio ABL 2010 na categoria Cinema. 

Além de diploma, os premiados vão receber R$ 50 mil.