ABI solidária com Julian Assange


28/08/2012


A Comissão de Defesa de Liberdade de Imprensa da ABI aprovou moção de solidariedade com o criador do Wikileaks, Julian Assange, na qual declara que a tentativa de impedir sua viagem para o Equador, que lhe concedeu asilo político, é “uma violação à consolidação internacional do direito de asilo”.
É o seguinte o texto da moção:

“A Comissão de Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI saúda o governo do Equador pela concessão de asilo político a Julian Assange, editor responsável do site Wikileaks.

A Comissão manifesta também repudio às ameaças feitas pelo governo britânico de não respeitar o direito de asilo político e até mesmo de utilizar o uso de violência para prender Assange no interior da representação diplomática do Equador em Londres.

Esse procedimento representaria uma total subversão do direito internacional e com isso se estaria abrindo um precedente perigoso à legislação internacional.  E seria uma violação  à consolidação institucional do direito de asilo, que sempre foi uma prerrogativa  respeitada através da história pelas nações.

Prestar solidariedade a Assange, que se for deportado para a Suécia o será posteriormente para os Estados Unidos, cujo governo não se conforma com as informações veiculadas no WikiLeaks sobre ações ilegais da diplomacia norte-americana em várias partes do mundo, é uma questão de coerência com a defesa dos valores democráticos que não devem e não podem ser desrespeitados pelas nações. 

A Comissão de Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI entende que ao se posicionar em favor de Julian Assange está seguindo o importante preceito de defesa das liberdades de expressão e de imprensa.”