ABI sedia ato em defesa do Célio de Barros


23/01/2013


No próximo dia 31 de janeiro, acontece na sede da Associação Brasileira de Imprensa um ato promovido pelo Coletivo de Atletas e Treinadores do Estádio do Célio de Barros contra a demolição do mais tradicional estádio de atletismo do País. O evento contará com a participação de grandes nomes do atletismo atuais e do passado.
 
No início de janeiro, os esportistas foram pegos de surpresa com a interdição do complexo, que poderá ser demolido como parte das obras de modernização do Maracanã para a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014. Em um manifesto divulgada na internet, o Coletivo cobra ainda mais incentivos ao esporte e a retomada de projetos sociais. Leia abaixo o manifesto: 
 
“No dia 9 de janeiro, sem nenhum aviso prévio, o Célio de Barros amanheceu com as portas trancadas. Centenas de atletas tiveram que voltar pra casa sem sequer ter acesso a seus materiais de treinamento e ficaram sem lugar pra treinar, improvisando do jeito que foi possível. Projetos sociais de iniciação ao esporte ficaram paralisados. Competições e eventos estão suspensos.
 
O Estádio de Atletismo Célio de Barros, no Maracanã, é o maior templo do atletismo brasileiro e sempre serviu ao Esporte e à população. O governo pretende demolir nossa casa de forma autoritária, sem diálogo conosco, atletas que treinamos e competimos lá. Situação parecida acontece no Parque Aquático Julio Delamare, na Escola Municipal Friedenreich e no prédio histórico do antigo Museu do Índio. A intenção é entregar todo o Complexo do Maracanã de bandeja para um empresário construir no local um estacionamento e um shopping, como forma de garantir grandes lucros com a administração do Maraca.
 
É hora de mostrarmos que não aceitamos isso! Somos contra a demolição do Célio de Barros e exigimos mais incentivo ao esporte! Se o governo é capaz de demolir o Célio de Barros, pode amanhã desativar qualquer outro dos poucos espaços de atletismo que temos no Estado.
 
Convocamos todos a participarem do Ato dos atletas contra a demolição do Célio de Barros, que acontecerá no dia 31 de janeiro, no Rio de Janeiro. Estarão presentes heróis do atletismo brasileiro de ontem e de hoje. Vamos apelar à Presidência da República, ao Ministério dos Esportes e ao COB, e alertar o COI, a IAAF, a FIFA e a imprensa internacional. País que respeita o esporte e que vai sediar os Jogos Olímpicos não pode demolir seu principal Estádio de Atletismo!
 
É importante a presença de todos! Divulgue entre seus colegas de treinamento, nos clubes e equipes. Vamos mostrar que nós, atletas, temos voz!
 
Coletivo de Atletas e Treinadores do Célio de Barros”