24/03/2025
A Comissão da Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos (CDLIDH) da Associação Brasileira de Imprensa, tomando conhecimento dos ataques virtuais e ameaças sofridas nos últimos dias por diversos profissionais da imprensa brasileira, a saber:
O repórter Thiago Herdy, do portal UOL, teve dados fiscais, endereço e informações de sua família expostos em um texto publicado na plataforma Wix. Segundo o portal, foram divulgados episódios da rotina do jornalista, além de fotos de deslocamentos feitos por ele pela cidade, o que demonstraria que ele foi seguido.
O editor e repórter em Brasília do The Intercept Brasil, Paulo Motoryn, está sendo ameaçado de morte e de violências físicas desde 13 de março, após a publicação de uma reportagem demostrando que Josiel Gomes de Macedo, um dos condenados por tentativa de golpe de Estado e por incendiar uma viatura em 8 de janeiro de 2023, está vivendo na Argentina após quebrar sua tornozeleira e fugir do Brasil.
As jornalistas Gabriela Biló e Thaisa Oliveira, da Folha de S. Paulo, estão sofrendo ofensas, exposição de dados pessoais e ameaças de violência física e morte por parte de bolsonaristas, ao serem responsabilizadas indevidamente pela condenação de uma das acusadas de participar dos atos de 8 de janeiro de 2023.
Manifestamos nossa solidariedade aos profissionais, reiterando nossa defesa inconteste do exercício da profissão e reivindicando imediatas providências das autoridades policiais na apuração dos crimes cometidos e na preservação da integridade dos jornalistas e seus familiares.
A liberdade de imprensa é baluarte da democracia em nosso país.
Rio de Janeiro, 24 de março de 2025
COMISSÃO DE DEFESA DA LIBERDADE DE IMPRENSA E DOS DIREITOS HUMANOS DA ABI