ABI repudia apoio do general Villas Bôas a golpistas


16/11/2022


O twitter do general da reserva Eduardo Villas Bôas, em defesa das manifestações golpistas que estão sendo realizadas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, é um atentado à democracia, um estímulo ao golpe e merece nosso veemente repúdio.

O general também criticou a imprensa por “ignorar” essas manifestações.  Mas a mídia está certa em não dar espaço para golpistas, que insistem em não aceitar democraticamente o resultado das urnas. Na verdade, o general omitiu que os poucos veículos de comunicação que cobriram esses atos antidemocráticos tiveram seus profissionais agredidos pelos manifestantes golpistas.

Como disse o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, que tem sido atacado por bolsonaristas: “A democracia comporta manifestações pacíficas de inconformismo, mas impõe a todos os cidadãos o respeito ao resultado das urnas. O desrespeito às instituições e às pessoas, assim como as ameaças de violência, não fazem bem a nenhuma causa e atrasam o país, que precisa de ordem e paz para progredir”.

O resultado das eleições é reflexo da vontade do povo brasileiro. A ABI endossa as palavras do ministro Barroso: “Supremo é o povo. E o povo já se pronunciou. A eleição terminou. Só cabe agora respeitar o resultado. A vida democrática é simples assim. O resto é intolerância e espírito antidemocrático, quando não selvageria”.

 Rio de Janeiro, 15 de novembro de 2022

Associação Brasileira de Imprensa