ABI reclama por ação da morte de jornalista


09/02/2012


A ABI recebeu com tristeza e indignação a notícia sobre o crime do qual foram vítimas o jornalista Mário Randolfo Marques Lopes e sua companheira Maria Aparecida Guimarães, e espera que as autoridades do Estado apurem a verdade sobre este caso a fim de que não se estimulem práticas criminosas contra jornalistas.

Mário Randolfo Marques Lopes, 50 anos, e Maria Aparecida Guimarães foram assassinados na madrugada desta quinta-feira, dia 9, em Barra do Piraí, no Sul Fluminense. Eles teriam sido rendidos por três homens em casa e, em seguida, levados até a localidade conhecida como Estrada das Rosas, no bairro Minuano, onde foram executados com um tiro à queima roupa no ouvido.

 
O duplo homicídio foi registrado na 88ª DP (Barra do Piraí), mas ainda não há informações sobre suspeitos e as circunstâncias do crime. A PM foi acionada ao local do crime através de uma denuncia anônima que informava que uma mulher estaria caída às margens da BR 393.
 
Mário Randolfo Marques Lopes era proprietário do jornal online “Vassouras na Net”, no qual costumava publicar denúncias contra órgãos e autoridades públicas e políticos. O jornalista era conhecido por se envolver em polêmicas e respondia a processos em Vassouras, onde mantinha o jornal. Segundo um policial que não quis ser identificado, um delegado e um juiz chegaram a processar Mário Randolfo por calúnia e difamação.
 
Há cerca de quatro meses, um homem armado invadiu a redação do site em Vassouras, jogou o jornalista ao chão e disparou cinco tiros em sua cabeça. Mário Randolfo foi internado em estado grave no Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Universitário de Vassouras, mas sobreviveu. Por motivos de segurança, a ala onde o jornalista ficou em observação permaneceu sob vigilância policial 24h.
 
Foi aberto um inquérito para investigar o atentado, mas até o momento ninguém foi preso. Após a recuperação, Mário Randolpho decidiu se mudar para Barra do Piraí, temendo outros ataques.
*Com Diário do Vale e O Globo.
 

 em Barra