ABI recebe Prêmio Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo


13/05/2009


Nesta quinta-feira, dia 14, a ABI será a primeira entidade agraciada com o Prêmio Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo. Concedido pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a distinção foi criada por iniciativa do Deputado Marcelo Simão, em comemoração ao centenário da Associação, completado no dia 7 de abril de 2008. A cerimônia está marcada para as 18h, na Alerj.

Evocando palavras de Fernando Segismundo, que presidiu a ABI de 1977 a 1978 e de 2000 a 2004, Marcelo Simão revelou os motivos que o levaram a prestar a homenagem:
— A ABI jamais deixou de cumprir os objetivos que a originaram, mas se adaptou ao longo do tempo. Seus estatutos foram ajustados às diversas situações socioeconômicas da indústria jornalística. Como disse em 1969 Fernando Segismundo, que presidiu a Casa, “além das finalidades fundamentais, a Associação deve interpretar o pensamento, as aspirações, os reclamos, a expressão cultural e cívica da nossa imprensa, estimular entre os jornalistas o sentimento de defesa do patrimônio cultural e material da Pátria, realçar a atuação da imprensa nos fatos da nossa História e colaborar em tudo que diga respeito ao desenvolvimento intelectual do País”. Sendo assim, nada mais justo do que a entidade ser a primeira a receber a premiação.

O Prêmio Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo será entregue anualmente a pessoas físicas e jurídicas que tenham contribuído para o desenvolvimento da imprensa carioca. Os contemplados receberão como troféu o busto do jornalista que dá nome ao prêmio, morto em setembro de 2008.