ABI recebe Moção de Câmara do MS


22/07/2010


A ABI foi saudada com uma Moção de Congratulação pela Câmara dos Vereadores de Campo Grande (MS), devido ao apoio prestado ao jornal eletrônico Midiamax, que ficou fora do ar durante quatro dias, no mês de junho, sob a suspeita de que tenha sofrido represália devido às denúncias que vinha fazendo acerca da falta de transparência na gestão de recursos públicos.
 
A medida foi uma sugestão do Vereador Paulo Pedra, que justificou o pedido de Moção pelo apoio que a ABI, representada pelo seu Presidente Maurício Azêdo, prestou ao Midiamax, por meio de “pedido de rigor e celeridade nas investigações do ataque sofrido pelo jornal”. Na mensagem encaminhada à ABI, comunicando a outorga da Moção, o Presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Vereador Paulo Siufi, disse que os ataques contra o Midiamax demonstram que há setores que estão “repudiando a liberdade de imprensa no Estado de Mato Grosso do Sul”.
 
Violações
 
O Midiamax sofreu uma série de ataques fraudulentos, durante os quais as senhas dos responsáveis técnicos do veículo foram violadas, além de alterações nos dados de registros dos seus endereços eletrônicos www.midiamax.com e www.midiamax.com.br.
 
A coerção ao Midiamax foi denunciada à ABI pelo jornalista Eser de Faria Cáceres, que, além de enviar um e-mail à Diretoria da Casa, veio ao Rio para um encontro com o Presidente Maurício Azêdo, durante o qual relatou os fatos e disse que o caso tinha sido encaminhado à Polícia Federal, para que fossem feitas as investigações para identificar os autores das fraudes.
.

O ataque sofrido pelo Midiamax coincidiu com uma série de reportagens que o jornal publicou sobre o cumprimento da Lei da Transparência pelo Poder Público em Mato Grosso do Sul, e o encaminhamento político das eleições 2010 no estado.