ABI realiza última reunião antes do ato do dia 12


09/12/2019


Paulo Cesar Farias, Olímpio Santos e Osvaldo Manescky

Depois de quase dois meses de entendimentos, foi realizada nesta segunda-feira (9), no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a última reunião preparatória do ato em defesa da Petrobrás, que será realizado no próximo dia 12, às 18 horas, na sede da ABI, no Rio.

Durante o evento, será lançada a Frente Estadual em Defesa das Empresas Petrobrás, da Soberania Nacional e do Desenvolvimento, com a participação de representantes da sociedade civil, parlamentares, entidades sindicais, entidades empresariais, associações de classe, movimentos sociais, entre outros.

A reunião foi presidida por Olímpio Alves dos Santos, presidente do Sindicato dos Engenheiros no RJ, com as presenças, à mesa, também de Pedro Celestino, presidente do Clube de Engenharia e Paulo César Farias, presidente da secção da Confederação dos Trabalhadores do Brasil. O encontro foi secretariado pelo Conselheiro da ABI, jornalista Osvaldo Maneschy.

Durante a reunião, foram apresentados formatos de  divulgação institucional do evento, os denominados “cards”, que podem ser veiculados com a foto e nome do representante da entidade ou movimento social; com a logo da instituição; ou apenas com o anúncio da convocação do ato, sem identificação de entidade.

Ficou decidido também que o ato será transmitido ao vivo pela TV Comunitária (canal 6 da NET), e será transmitida pelas redes sociais. O custo da transmissão será rateado entre entidades organizadoras do evento.

No encontro, a comissão organizadora colheu  assinaturas de adesão ao manifesto em defesa da Petrobrás, da Soberania Nacional e do Desenvolvimento, redigido pelo jornalista José Augusto Ribeiro, e que será lançado no ato do dia 12.

O vice-presidente da UNE no Rio, Charles Ferreira, esteve presente no encontro e reforçou a participação da entidade e dos jovens no ato. “Essa manifestação é fundamental para o fortalecimento das organizações sociais”.

Organização do evento

O presidente da ABI, Paulo Jerônimo fará a abertura do ato, falando sobre a importância da Petrobrás e da construção da Frente em Defesa da Petrobras , da Soberania Nacional e do Desenvolvimento. Em seguida, o vice- presidente da ABI, Cid Benjamin, conduzirá os trabalhos. Ele fará a leitura de manifesto de criação da Frente, e encaminhará a formação de comitê estadual em defesa da soberania.

O presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino, falará em nome de entidades de classe. Já o geólogo e ex-diretor da Petrobras Guilherme Estrela e os presidentes da AEPET, da FUP e da FNP, entidades representativas dos petroleiros, falarão sobre a história e o legado da Petrobras para o país.

Na sequencia, haverá na próxima sexta-feira (13), às 11 horas, audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) sobre os possíveis impactos das privatizações de empresas estatais no Estado. Neste ano, o governo federal anunciou um plano de privatização que envolvem diversas empresas instaladas no Rio, tais como Petrobrás, Eletrobras, Furnas, Casa da Moeda, Serpro, DataPrev, Banco do Brasil, Correios , Caixa Econômica Federal e outras. Além disso, o governo estadual prevê privatizar a Cedae.

A Folha de S.Paulo Noticiou o evento do dia 12: