ABI quer estender o direito de voto


13/01/2010


A proposta de reforma do estatuto aprovada nesta terça-feira, 12 de janeiro, pelo Conselho deliberativo da ABI, prevê uma modificação importante na vida da entidade, que se dispõe a estender o direito de voto aos associados da categoria Cooperador, atualmente desprovido dessa prerrogativa. Pela norma estatuária atualmente em vigor, o voto é privativo dos sócios da categoria Efetivo e das modalidades que a integram – os remidos e os beneméritos.

A proposta de universalização do direito de voto na ABI foi apresentada pela jornalista Zilmar Basílio Borges, 2ª Secretária do Conselho Deliberativo, e prevê que, além de votar, os associados de categoria cooperador poderão também ser votados para os cargos da Diretoria e do Conselho Deliberativo da ABI. Os cargos de Presidentes da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo, porém, serão privados de sócios da categoria Efetivo.

Pela proposta da Conselheira Zilmar, será revogado o artigo do Estatuto que veda a eleição dos diretores para o mesmo cargo por mais de dois mandatos. Com isso, poderão concorrer a mais um mandato os Diretores Maurício Azêdo, Presidente; Tarcísio Holanda, Vice-Presidente; Estanislau Alves de Oliveira, Diretor Administrativo; Domingos Meireles, Diretor Econômico-Financeiro; Paulo Jerônimo de Souza, Diretor de Assistência Social; Jesus Chediak, Diretor de Cultura e Lazer; Benício Medeiros, Diretor de Jornalismo. Indagado se concorreria a mais um mandato, o Presidente da ABI respondeu que a decisão a esse respeito caberá à convenção da Chapa Prudente de Morais, neto, pela qual se elegeu em abril de 2004 e se reelegeu em abril de 2007.

A Assembléia-Geral Extraordinária que decidirá sobre a reforma do Estatuto foi convocada para o dia 2 de fevereiro, às 15h30min, no Auditório Oscar Guanabarino, no nono andar do Edifício Herbert Moses, sede da ABI.