ABI quer apuração do atentado de 1976


04/09/2012


Por proposta aprovada na sessão de julho de seu Conselho Deliberativo, a ABI encaminhou à Comissão Nacional da Verdade requerimento em que reclama a apuração do atentado terrorista cometido em 19 de agosto de 1976 contra a sua sede, que sofreu pesados danos no sétimo andar do Edifício Herbert Moses, no qual funcionam os órgãos de direção da Casa.
 
A postulação está apoiada em extensa e minuciosa pesquisa feita pelos Conselheiros Mário Augusto Jakobskind e Arcírio Gouvêa Neto, Presidente e Secretário da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI, que descrevem os danos sofridos e mostram que o atentado foi tramado nos escalões da ditadura militar, como ficou claro na pregação feita dias antes no Congresso pelo Deputado José Bonifácio de Andrade (Arena-MG), líder do Governo na Câmara dos Deputados.
 
Durante audiência realizada na Ordem dos Advogados do Brasil-RJ pelos membros da Comissão Nacional da Verdade, Mário Augusto e Arcírio relataram ao Professor Paulo Sérgio Pinheiro, membro da comissão, parte dos levantamentos que fizeram. No ofício de encaminhamento do Relatório, a ABI pede não apenas a apuração do atentado e identificação dos seus autores, mas também que o Estado nacional lhe apresente uma declaração formal de desculpas pela violência com que foi agredida por esse atentado e por outras manifestações totalitárias da ditadura militar 1964-1985”. Diz o ofício:
 
“Ilustres Membros da Comissão Nacional da Verdade,
 
A Associação Brasileira de Imprensa vem requerer a essa douta Comissão a realização de investigações e de levantamentos de documentação nos órgãos civis e militares de segurança atuantes durante o período da ditadura militar para esclarecimento da autoria do atentado terrorista praticado contra a sua sede em 19 de agosto de 1976, o qual jamais foi objeto de informações devidas tanto à ABI como ao conjunto de instituições representativas da sociedade civil.
A postulação de tal investigação foi aprovada pelo Conselho Deliberativo da ABI em sua reunião mensal de julho passado, a qual designou os Conselheiros Mário Augusto Jakobskind e Arcírio Gouvêa Neto, Presidente e Secretário de sua Comissão de Defesa de Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos, para a realização de pesquisas e elaboração de Relatório que contribua para a eficaz apuração desse sinistro episódio por essa Comissão Nacional da Verdade. É este documento que estamos enviando agora a Vossas Senhorias.
Além de apuração do atentado e identificação dos seus autores, a Associação Brasileira de Imprensa pleiteia que o Estado nacional, através dessa Comissão Nacional da Verdade, lhe apresente uma declaração formal de desculpas pela violência com que foi agredida por esse atentado e por outras manifestações totalitárias da ditadura militar 1964-1985.
Pede deferimento,
 
Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2012
Maurício Azêdo
Presidente.”