ABI protesta contra agressão a cinegrafista Leandro Matozo, da Globonews, em SP.


13/10/2021


Rio de Janeiro, 13 de outubro de 2021.

Ao Exmo. Sr. Governador do Estado de São Paulo

João Dória

Senhor Governador,

O cinegrafista Leandro Matozo, da Globonews, quando fazia a cobertura da missa, na terça-feira (12/10), no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no interior desse Estado, na companhia do repórter Victor Ferreira, foi agredido pelo bolsonarista Gustavo Milsoni, professor na Escola Estadual Cid Boucault, em Mogi das Cruzes.

Segundo relato de testemunhas, descontrolado e agressivo, aos gritos, Milsoni, aproximou-se de Matozo e deu uma cabeçada em seu rosto. Como resultado, Leandro Matozo teve sangramento no nariz.

De acordo com comunicado do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, “Os policiais militares conduziram o agressor e os jornalistas até uma companhia da PM e registraram apenas uma Notificação de Ocorrência. Não quiseram levar o agressor para a delegacia, apesar do flagrante do ato. E ainda levaram o agressor de volta ao santuário em uma viatura”.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI), repudia a agressão e pede que V. Exa. determine à Secretaria de Segurança Pública desse Estado para que adote as providências necessárias, no sentido de levar o agressor a responder judicialmente por este ato criminoso e atentatório às liberdades de expressão e de imprensa.

pastedGraphic.png

Paulo Jeronimo

Presidente da ABI