Ciclo de Leituras Teatrais estreia com sucesso na ABI


26/10/2016


A Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em parceria com o Instituto Cultural Chiquinha Gonzaga, promoveu, nessa terça-feira (25), o III Ciclo de Leituras Teatrais Chiquinha Gonzaga, em sua sede, no Centro do Rio. A primeira apresentação foi da peça “Depois daquela noite”, do consagrado teatrólogo, historiador e professor Ricardo Mello, com direção de Sergio Fonta.

Os atores Otto Jr e Solange Badim foram muito aplaudidos pelo público ao final da leitura bem humorada, que conta a história de um homem que procura uma prostituta para conversar e convencê-la a ajudá-lo no seu objetivo de suicídio. Ao final, ele desiste da ideia e começa um relacionamento com a prostituta.

Jesus Chediak, diretor de Cultura e Lazer da ABI, destaca que a instituição tem tradição de apoio à cultura. Ele lembra que o Conservatório Nacional de Teatro que hoje é o centro de arte da Unirio começou com o incentivo da ABI.

“Estamos retomando esse projeto de desenvolvimento da interpretação teatral e dramatúrgica, com a realização de oficinas. O terceiro Ciclo de Leituras Teatrais Chiquinha Gonzaga é o ponta pé dessa empreitada. Vamos incentivar ainda mais”, projeta Jesus Chediak.

Raimundo Alberto, presidente do Instituto Cultural Chiquinha Gonzaga, acredita que a iniciativa da apresentação do projeto será o início de uma grande parceria com a ABI. Ele adianta que a “dobradinha” renderá a exibição de filmes e apresentação de peças teatrais em futuro bem próximo.

“Estamos definindo já a ordem de apresentação dos filmes e peças teatrais. Felizmente, a ABI reconhece a importância da cultura e abre as portas para instituições como a nossa para oferecer leituras e apresentações ao público”, exaltou Raimundo Alberto.

O Instituto Cultural Chiquinha Gonzaga divulgou a programação das próximas leituras teatrais que serão realizadas na sede da ABI:

Novembro

Dia 8 – Oxuiá no Reino de Xegue e Ojum, do autor e diretor Jorge Nascimento;

Dia 22 – Apaixonadamente, Chiquinha Gonzaga, de Ewa Procter e Lula Basto, com direção de Marco Hazeck;

Dia 29 – Seis Autores e um diretor em busca de personagem, de Hersch Basbaum, com direção de Raimundo Alberto.

Dezembro

Dia 6 – Doces Fragmentos de loucura, de Isis Baião, com direção de Gilberto Gawronski;

Dia 13 – Chá de panela, do autor e diretor Raimundo Alberto.