30 de setembro de 2022


ABI aos deputados: Pela inclusão do nome de João Cândido no panteão de heróis nacionais


22/11/2021


Carta aberta da ABI aos deputados federais

Pela inclusão do nome de João Cândido no Panteão de heróis nacionais

Está em debate na Câmara dos Deputados o reconhecimento, como herói brasileiro, de João Cândido, líder do movimento de marinheiros que, em 1910, exigiu o fim dos bárbaros castigos físicos praticados na Marinha de Guerra.

Vinte e dois anos depois da edição da Lei Áurea, que aboliu a escravatura, o uso da chibata para punir atos de indisciplina de marinheiros – quase todos negros que tinham sido escravizados ou eram descendentes destes – ainda existia em grande escala nos navios e nas unidades da Marinha.

Como resultado do movimento, depois de um impasse que durou vários dias, a chibata acabou abolida na Marinha, ainda que a um custo altíssimo, pois os termos acordados pelos revoltosos com as autoridades não foram respeitados pelo governo e as represálias aos participantes do movimento foram brutais. Centenas de participantes da revolta foram assassinados.

Hoje, a aprovação do reconhecimento do papel de João Cândido como herói brasileiro é da maior importância. Não só como ato de justiça e reconhecimento à luta do “Almirante Negro” e de seus companheiros na defesa dos direitos humanos e de uma sociedade mais civilizada, como também no impacto positivo que a medida pode ter na condenação de atos de violência contra os segmentos mais vulneráveis da sociedade brasileira.

Por essas razões, a ABI apela aos parlamentares para que aprovem a proposta e oficializem o reconhecimento de João Cândido, imortalizado na música “O mestre-sala dos mares”, de Aldir Blanc e João Bosco, como um dos heróis de nosso País.

Paulo Jerônimo

Presidente da Associação Brasileira da Imprensa

 

_______________

Imagem. portaldasmissoes.com.br

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012