ABI pede apuração do caso Anhanguera


26/01/2009


Em ofício enviado ao Governador de São Paulo, José Serra, nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, a Associação Brasileira de Imprensa pede a ele diligência na apuração do atentado contra a Rede Anhanguera e a identificação e responsabilização penal dos seus autores.

No documento, o Presidente da ABI, Maurício Azêdo, ressalta que o episódio “reveste-se de extrema gravidade pois demonstra que os seus autores não vacilam em recorrer a atos que podem causar danos de monta a pessoas e bens e o fazem certamente em represália a noticiário divulgado pela Rede Anhanguera de Comunicação”.

A ABI encaminhou também mensagem à Rede Anhanguera solidarizando-se com os profissionais da empresa, e colocando-se à disposição para todas as intervenções que se fizerem necessárias “em defesa da integridade da Rede a da segurança dos seus funcionários”.

Veja a seguir a íntegra do ofício da ABI ao Governador José Serra:

Senhor Governador José Serra,

A Associação Brasileira de Imprensa recebeu com justificada preocupação a notícia do atentado praticado na noite de quarta-feira, dia 21 de janeiro, contra as instalações da Rede Anhanguera de Comunicação, sediada na Vila Industrial de Campinas, onde três homens que desembarcaram de um veículo Gol de cor cinza quebraram o vidro de uma das janelas do andar térreo do prédio e arremessaram uma granada que só não explodiu por imperícia de seus operadores.

O episódio, Senhor Governador, reveste-se de extrema gravidade, pois demonstra que os seus autores não vacilam em recorrer a atos que podem causar danos de monta a pessoas e bens e o fazem certamente em represália a noticiário divulgado pela Rede Anhanguera de Comunicação, que edita os jornais Correio Popular, Diário do Povo, Notícia Já, Gazeta do Cambuí, Gazeta de Piracicaba e Gazeta de Ribeirão e a revista Metrópole, além de manter a Agência Anhanguera de Notícias, o portal Cosmo On Line e a gráfica e bureau GrafCorp.

A ABI registra que a Delegacia de Investigações Criminais-DIG, através do Delegado Seccional em Campinas, Paulo Tucci, iniciou logo investigações para identificação dos autores do atentado, as quais poderão alcançar o nível de eficácia desejável na medida em que forem colocados à disposição dessa autoridade os recursos necessários ao êxito de seu trabalho.

É desejável também, Senhor Governador, que sejam adotadas medidas de proteção aos bens da Rede Anhanguera e seus trabalhadores, a fim de evitar a repetição de violência dessa natureza, que atinge importante segmento do jornalismo regional do Estado de São Paulo e fere a liberdade de imprensa no País.

Contando com a diligência de seu Governo para a apuração do atentado e identificação e responsabilização penal dos seus autores, renovo as expressões do nosso elevado apreço.

Cordialmente, Maurício Azêdo, Presidente.