ABI no Conselho Curador da EBC


02/06/2010


O jornalista Mario Augusto Jakosbkind foi empossado nesta terça-feira, dia 1º de junho, como representante da ABI no Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicações (EBC). O ato aconteceu na sede da empresa no Rio de Janeiro.

Mario Augusto Jakobskind foi nomeado juntamente com o engenheiro elétrico Takashi pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva por meio de decreto, publicado no último dia 28 de maio, que indicou também a jornalista Ana Veloso, a ser empossada posteriormente. Os nomes foram propostos por grupos da sociedade civil, conforme estabelece a lei que criou a EBC.

Após ser empossado Mario Augusto Jakobskind ressaltou a importância da ABI no Conselho e disse que o fortalecimento da rede pública é um sonho antigo da imprensa:
— A consolidação e o fortalecimento da mídia pública é um sonho de várias gerações de jornalistas desde a fundação da ABI (1908) até os dias de hoje, afirmou Mario Augusto.

Segundo Mario Augusto, o processo de fortalecimento da mídia pública é um dos principais itens da Carta de Cabo Frio, elaborada recentemente a partir de um encontro de jornalistas para tratar das resoluções do Congresso de Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro.

Já engenheiro Takashi disse que espera contribuir com o trabalho do Conselho e da EBC. Ele trabalha no desenvolvimento de tecnologias de telecomunicações na Fundação CpqD, e está engajado em pesquisa prospectiva sobre Internet do Futuro.

A Presidente da EBC, Tereza Cruvinel, deu boas vindas aos novos conselheiros e disse que conta com a experiência de Takashi para desenvolver aplicativos interativos destinados à TV Digital.

Os dois novos membros do Conselho assumem o lugar de Rosa Magalhães e José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, que tiveram seus mandatos vencidos.