ABI lamenta reação de Barbosa


06/03/2013


ABI lamenta reação de Barbosa
 
Em declaração publicada na edição desta quarta-feira, 6 de março, pelo Estado de S. Paulo, a ABI informou que recebeu com indignação a reação hostil do Presidente do Supremo Tribunal Federal – STF, Ministro Joaquim Barbosa, ao repórter Felipe Recondo, quando este tentava entrevistá-lo na terça-feira, dia 5, em Brasília. Disse o Presidente da ABI que o Ministro “agiu de forma incompatível com a conduta que se espera de qualquer magistrado, e ainda mais do Presidente do STF”.
 
O incidente entre o Ministro Barbosa e o jornalista foi assim descrito pela Folha de S. Paulo na página 5 de sua edição desta quarta-feira:
 
“O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, chamou ontem de ‘palhaço’ um repórter do jornal “O Estado de S. Paulo” e recomendou que ele fosse ‘chafurdar no lixo’.
 
A fala ocorreu na saída da reunião do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que também é presidido por Barbosa. Mais tarde, ele divulgou nota com pedido de desculpas.
 
O presidente do STF era aguardado por jornalistas ao sair da reunião do CNJ. Na primeira abordagem, ele interrompeu a pergunta iniciada pelo repórter Felipe Recondo e o destratou aos gritos.
 
O jornalista perguntou: ‘Presidente, como o senhor está vendo…’. Joaquim Barbosa não o deixou concluir e respondeu: ‘Não estou vendo nada. Me deixa em paz, rapaz. Vá chafurdar no lixo, como você faz sempre’.
 
O repórter, então, questionou: ‘Que é isso ministro, o que houve?’ Barbosa respondeu: ‘Estou pedindo, me deixe em paz. Já disse várias vezes ao senhor’. Recondo rebateu: ‘Tenho que fazer pergunta, que é o meu trabalho’.
nbsp;
Ainda mais irritado, Barbosa disse que não tinha nada a declarar. ‘Eu não tenho nada a lhe dizer, não quero nem saber do que o senhor está tratando’, afirmou.
 
Afastado por assessores, o presidente do STF ainda chamou o repórter de ‘palhaço’ ao entrar em um elevador.
 
Os jornalistas esperavam Barbosa para repercutir uma nota divulgada pelas três maiores entidades de juízes do país (AMB, Ajufe e Anamatra) no final de semana.
 
As entidades criticaram Barbosa por ele ter dito que a magistratura tem mentalidade pró-impunidade. Afirmaram que ele vive situação de ‘isolacionismo’ e ‘parte do pressuposto de ser o único detentor da verdade’.
 
Em novembro passado, Barbosa já havia criticado um repórter negro como ele que, para o presidente do STF, teria replicado estereótipos racistas ao perguntar se ele estava sereno no novo cargo.
 
Desculpa
 
Barbosa divulgou à tarde uma nota para pedir desculpas. Disse que estava tomado pelo cansaço e por fortes dores ao responder o jornalista.
 
‘Trata-se de episódio isolado que não condiz com o histórico de relacionamento do ministro com a imprensa’, diz a nota divulgada pela assessoria de imprensa do STF.
 
Barbosa informou ainda reafirmar sua crença no papel da imprensa. ‘Seu apego à liberdade de opinião está expresso em seu permanente diálogo com profissionais dos mais diversos veículos.’
 
O ministro citou como exemplo um encontro que fará com o coordenador da ONG Comitê para Proteção de Jornalistas, Carlos Lauria.