ABI lamenta morte de jornalista


31/07/2012


A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) homenageou a memória do jornalista Julio César Brazil, durante a reunião do Conselho Deliberativo da entidade, nesta terça, 31. Editor de Política do jornal O São Gonçalo, no qual ingressou em 2007, como repórter, Julio César Brazil, morreu aos 42 anos, na última terça-feira, dia 24, em decorrência de um AVC.
 
O enterro foi realizado na quarta-feira, 25, no cemitério Parque da Colina, em Pendotiba, Niterói. Cerca de 200 pessoas acompanharam o cortejo fúnebre, entre amigos, parentes, colegas de trabalho e políticos de São Gonçalo, Itaboraí e Maricá.
 
Julio completou 10 anos de casamento com Cláudia Peixoto, justamente no dia de sua morte, e tinha dois enteados.

-Ele era o amor da minha vida e não sei se vou conseguir viver sem ele, disse a viúva.

 
 
Leia abaixo textos em homenagem ao jornalista Julio Cesar Brazil:
 
1-
 
“Jornalismo perde Brazil
 
O São Gonçalo, 25 de julho de 2012
Tão acostumados a todos os tipos de notícia, certamente essa não era a que gostaríamos de publicar. E com a dor da saudade e o coração partido, noticiamos a morte do nosso querido colega Julio Cesar Brazil, lhe prestando uma homenagem pelos últimos cinco anos de dedicação do seu talento a O São Gonçalo, onde ingressou em 2007 como repórter e nos últimos anos ocupava o cargos de Editor de Política. O vascaíno ‘roxo’ Julio Brazil, o popular Brazil, nos deixou ontem aos 42 anos, em decorrência de um AVC ocorrido no último dia 14 de julho, cinco dias após seu aniversário. Ele lutou o quanto pode, com a força de toda a corrente positiva para que se reestabelecesse, o que infelizmente não ocorreu.&bbsp;

“Julio Cesar Brazil é um exemplo a ser seguido. Um jornalista dedicado, competente e sempre preocupado em fazer o melhor. É com profundo pesar que recebemos a notícia de seu falecimento. Gostaria de transmitir a seus familiares e aos colegas de redação de O São Gonçalo o meu profundo pesar”, afirmou o presidente de O SÃO GONÇALO, Wallace Salgado de Oliveira, que se encontra em viagem a trabalho pela Europa. 

Esta página 3 que ele costumava editar, hoje é dedicada integralmente ao nosso querido amigo, como forma de agradecer por termos tido o privilégio do seu convívio, da sua alegria e até dos momentos de estresse que inevitavelmente fazem parte da vida de todos nós. 

Pela necessidade da sobrevivência financeira, passamos boa parte das nossa vida em nosso local de trabalho e, portanto, é inevitável nos apegarmos uns aos outros. No caso do Julio, foi fácil gostarmos dele. Para quem o conhecia de longa data, sabe como ele sempre foi uma figura popular e carismática desde os tempos da faculdade, cursada no Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da UFF, em São Domingos, em Niterói, no início da década de 90. 

Logo que a notícia de sua morte foi anunciada ontem à tarde, amigos, que trabalharam ou não com Julio, começaram a postar depoimentos no Facebook, muitos dos quais reproduzimos nesta página e que expressaram boa parte da nossa gratidão e carinho. Perdoem-nos se não publicamos todas, por conta da velocidade do próprio jornalismo para colher as informações. 

Julio Brazil trabalhou também em O Fluminense, Jornal do Brasil e Globo.com. Seu enterro será hoje, às 15h, no Parque da Colina, em Pendotiba.”

 
2-
 
“Não éramos íntimos, mas admirava o trabalho sério, competente e honesto de Julio Cesar Brazil no exercício da profissão que abraçou. Como leitor de O São Gonçalo, sempre acompanhei o admirável trabalho dele e de sua equipe. Entristece-nos a sua partida, precoce e lamentável. Jovem, aos 42 anos de idade, tinha uma brilhante carreira pela frente e, com certeze, acompanharia com seu talento formidável evolução editorial do jornal, que hoje é a cara do nosso município. Em nome da Associação Brasileira de Imprensa(ABI), nos solidarizamos com todos os seus companheiros de redação, com a direção de O São Gonçalo e seu familiares neste momento de dor. 

Pereira da Silva, Pereirinha, presidente do Conselho de Sindicância e segundo secretário do Conselho Deliberativo da ABI.”

nbsp;
 
3-
 
“Julio Cesar Brazil, jornalista e vascaíno apaixonado, foi meu companheiro de arquibancada durante muitos anos. Vimos juntos desde a final da Libertadores em 1998 até jogos menos cotados como Vasco X Independiente Santa Fé, pela Commebol de 96, para um Maracá com menos de 1.500 testemunhas(e nós matamos aula para ver a partida). Essa semana perdemos o Julinho, ou Dino, para os mais chegados, numa dessas inevitabilidades para as quais nunca nos preparamos realmente. O Vasco perde um torcedor fiel e um monte de gente perde um grande amigo. Vá com Deus, campeão! De onde você estiver, olhe pelo penta do nosso time.
 
Julio Cesar – Blog do Torcedor (Fuzarca, do Gigante da Colina) – Globoesporte.com.”