ABI integra evento da Emerj


31/08/2010


A Escola da Magistratura do Rio de Janeiro(Emerj) vai promover, nesta quarta-feira, dia 1º de setembro, das 9h às 12h, o seminário “Limites éticos e jurídicos da liberdade de imprensa”. O evento faz parte do Fórum Permanente de Direito à Informação e de Política de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro(TJ-RJ), e contará com a participação do Presidente da ABI, Maurício Azêdo.
 
O encontro será realizado na sede da Emerj, no Auditório Nelson Ribeiro Alves(Av. Erasmo Braga, 115, 4º andar), com a abertura conduzida pelo Desembargador do TJ-RJ, Fernando Foch de Lemos Arigony da Silva, Presidente do Fórum Permanente de Direito à Informação e de Política de Comunicação Social do TJ-RJ.
 
O painel “Proibição judicial de matéria jornalística — censura judicial ou ponderação de interesses”, das 9h30 às 10h30, terá como palestrante o Procurador de Justiça do Rio Grande do Sul, Lênio Streck, Pós-doutor em Direito Constitucional. O Presidente da ABI, Maurício Azêdo, membro do Fórum Permanente de Direito à Informação e de Política de Comunicação Social do Poder Judiciário, e o Desembargador Maurício Caldas Lopes, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro(TJ-RJ), serão os debatedores, mediados pelo Desembargador Walter Fellipe DÁgostino, Vice-Presidente do Fórum Permanente de Direito à Informação e de Política de Comunicação Social do Poder Judiciário.
 
O painel “Limites éticos de imprensa: autorregulamentação ou coerção estatal”, das 10h30 às 12h, terá como palestrante o jornalista Eugênio Bucci, Professor da Escola de Comunicação e Artes da USP, e como debatedores o Desembargador do TJ-RJ André Gustavo Correa de Andrade, e o jornalista Ricardo Carvalho, mediados pelo Desembargador do TJ-RJ Cláudio Dell’Orto, membro do Fórum. Ao final, Fernando Foch encerrará o encontro.
*Com informações da Emerj.