ABI homenageia Nelson Werneck Sodré


16/08/2011


A ABI promove, nesta terça-feira, 23 de agosto, um encontro em homenagem ao centenário de nascimento de Nelson Werneck Sodré. O evento terá a participação de Olga Sodré, filha do homenageado, que fará uma palestra sobre o significado histórico e social da obra do pai. A cerimônia começa às 18h, na Sala Belisário de Souza, no 7º andar do edifício-sede da ABI, no Centro do Rio.
nbsp;
 
Na ocasião serão distribuídos, gratuitamente, cerca de 50 exemplares do livro “Desenvolvimento brasileiro e luta pela cultura nacional”, publicado com textos do próprio Nelson e selecionados por Olga.
 
 
Homenageado
 
Nelson Werneck Sodré é um pensador brasileiro que refletiu sobre a realidade de seu tempo e  analisou a formação histórica da nossa sociedade, pelo ponto de vista marxista, configurando um pensamento crítico registrado como base ideológica para um projeto revolucionário de nação. É reconhecido como um dos maiores intelectuais brasileiros de todos os tempos por sua trajetória de  escritor, jornalista, professor e pesquisador da história do Brasil. Nelson deixou uma obra singular –   marcada pela linguagem concisa e clareza das idéias –  conduzida por um pensamento dialético e esclarecedor. Publicou inúmeros artigos e cerca de 60 livros, entre os quais os clássicos História da Imprensa no Brasil, História da Literatura Brasileira, História Militar do Brasil, Formação Histórica do Brasil e Capitalismo e Revolução Burguesa no Brasil.
 

Palestrante
 
Olga Sodré é doutora em Filosofia pela Universidade de Sorbonne (Paris, França) e Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem pós-doutorado em Filosofia pelo Instituto Católico de Paris e outro pós-doutorado no Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Integra o Grupo de Trabalho, Psicologia e Religião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).
 
 
Olga trabalha como psicóloga clínica e social, tendo sido consultora, pesquisadora e professora, em diversas instituições brasileiras e estrangeiras, entre elas: Divisão de Política Científica (UNESCO), Laboratório de Psicologia Social (EHESS – Maison des Sciences de l’ Homme de Paris), Associação de Prevenção da Delinqüência (DASS – Ministério da Saúde- Paris), Faculdade de Ciências Humanas Clínicas (Paris VII – Sorbonne); Secretaria de Desenvolvimento Social (RJ), PUC-RJ, e UEG (atual UERJ). Participou em 2010, do livro a Arte de Cuidar organizado pela pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP e, em 2011, do livro Enfrentamento Religioso e Saúde organizado pelo Instituto de Psicologia da USP.
 
 O evento é uma parceria do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro; Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões Públicas; Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica; Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro  e Clube de Comunicação.