ABI homenageada em evento de comunicação


08/05/2008


O 3º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo tem início nesta quinta-feira, dia 8, às 19h30, em Lagoinha, Belo Horizonte. Esta edição do evento — que se estenderá até o próximo dia 10 — é dedicada ao centenário da ABI e contará com a presença do Presidente da entidade, jornalista Maurício Azêdo, na cerimônia de abertura.

O evento é organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), com o apoio do Knight Center for Journalism in the Americas, da BBC, do Centro Cultural da Espanha, do Instituto Ayrton Senna, da Fundação Avina e dos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense.

Mais de 400 pessoas — entre profissionais e estudantes de Comunicação do Brasil e exterior — participarão do encontro, que vai discutir, entre outros temas, os fundamentos da reportagem, segurança pública e eleições, jornalismo em áreas de risco, jornalismo na América Latina e histórias da BBC. Além dos debates, serão oferecidas cerca de 50 oficinas e cursos como Reportagem com Auxílio do Computador (RAC) e Investigação de Gasto Público.

Entre os conferencistas estão Angelina Nunes, Presidente da Abraji; José Roberto de Toledo, coordenador de cursos e projetos da Abraji; Ana Estela de Sousa Pinto, da Folha de S.Paulo; Claudio Tognolli, professor da USP; Marcelo Beraba, da Folha de S.Paulo; Fernando Molica, autor do livro “Dez reportagens que abalaram a ditadura”; e Giovani Grizotti, da RBSTV.

Representando o jornalismo brasileiro, o time de debatedores conta com nomes como Paulo Totti (Valor Econômico); Miriam Leitão (Organizações Globo); Marcos Sá Corrêia (Revista Piauí); Bob Fernandes (Terra Magazine); Lucas Figueiredo (Estado de Minas); Mário Magalhães e Rubens Valente (Folha de S. Paulo); Eduardo Faustini, Marcelo Moreira e Tyndaro Menezes (TV Globo), Paulo Motta (O Globo); Amaury Ribeiro Jr (Correio Braziliense); Luiz Fernando Gomes (Lance!); Paulo Vinícius Coelho (ESPN); e Fred Melo Paiva (Estado de S. Paulo).

Entre os palestrantes internacionais convidados estão José Maria Irujo, redator-chefe de Investigação do jornal espanhol El País; Américo Martins, editor-executivo do Serviço Mundial da BBC de Londres; Lise Olsen, repórter do Houston Chronicle e Diretora do Investigative Reporters and Editors (IRE); Rosental Calmon Alves, Diretor do Centro Knight; e o jornalista colombiano Hollman Morris.


Programação:

8/5 — Abertura no Teatro Ney Soares do UNI-BH, às 19h30,
Rua Diamantina, 463.

9/5 — Seminários e cursos no campus Diamantina do UNI-BH, 9h às 20h — Rua Diamantina, 567

10/5 — Seminários e cursos no campus Diamantina do UNI-BH, das 9h às 17h30 — Rua Diamantina, 567

Mais informações em http://abraji.org.br/?id=100.