ABI ganha edição comemorativa da Manchete


29/12/2010


Encontram-se disponíveis para pesquisa no acervo da Biblioteca Bastos Tigre da ABI os exemplares comemorativos dos 25 anos da revista Manchete e do 50º aniversário da norte-americana Life. As publicações foram doadas pelo jornalista e associado Ivan Vinhieri.
 
 
Lançada em 1952 por Adolpho Bloch, a revista Manchete foi logo conquistando mercado e se posicionando como a segunda maior publicação semanal ilustrada do Brasil, atrás de O Cruzeiro, editada pelos Diários Associados de Assis Chateaubriand.
 
 
Manchete foi inspirada na revista ilustrada parisiense Paris Macht. Reuniu em sua Redação importantes nomes do jornalismo e da literatura do País, como David Nasser, Nelson Rodrigues, Manuel Bandeira, Rubem Braga, Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mello Filho. Além do brilhantismo do texto, a revista ganhou notoriedade também pela fotografia, com destaque para os trabalhos do fotógrafo e cinegrafista francês Jean Manzon.
 
A edição comemorativa dos 25 anos da Manchete — com capa dura e 464 páginas coloridas e em preto e branco — mostra as principais reportagens publicadas na revista, com o objetivo de oferecer aos leitores “um panorama da profunda transformação pela qual o país passou no último quarto de século”, conforme editorial assinado pelo então editor Zevi Ghivelder.
 
 
Temas como a trajetória de Juscelino Kubitschek, a mudança da Capital do Rio de Janeiro para Brasília, o avanço do Brasil nas telecomunicações, o início dos investimentos no Norte e no Nordeste do país, o período da ditadura militar, além de fatos políticos internacionais importantes, entre os quais o assassinato do Presidente norte-americano John Kennedy, em Dallas (Texas), em 1963.
 
 
Especial Brasil
 
 
A doação de Ivan Vinhieri inclui também dois números da revista francesa Zoom, uma das maiores publicações de fotografia do mundo. Os dois exemplares são números especiais com reportagens sobre o Brasil e trabalhos de importantes fotógrafos brasileiros, como Walter Firmo, Antonio Guerreiro, Rosa de Luca, Vânia Toledo, Cynthia Britto, Juca Martins, entre outros.
 
 
Nas duas edições da Zoom doadas ao acervo da ABI, além dos trabalhos dos fotojornalistas brasileiros também estão contemplados fotógrafos estrangeiros radicados no Brasil, caso do norte-americano David Drew Zingg, que nasceu em New Jersey, em 14 de dezembro de 1923, e morreu em São Paulo, em 28 de julho de 2000.