ABI ganha coleção do “Jornal do Século”


08/01/2010


Uma publicação com as principais notícias do Brasil e do Mundo no Século XX já está à disposição para consulta na Biblioteca Bastos Tigre da ABI. Trata-se do “Jornal do Século”, editado pelo Jornal do Brasil, que traz os acontecimentos mais marcantes no período entre 1901 e 2000, como o início da Revolução Industrial, as duas grandes guerras, o homem no espaço, os movimentos literários e artísticos, as conquistas nos esportes, as mudanças nos sistemas políticos e os modelos econômicos.

A publicação contém 200 páginas encadernadas com capa dura, incluindo fotos, ilustrações e textos, em acrescentados de comentários sobre algumas notícias sob a ótica dos dias atuais. No material, também são encontrados os selos comemorativos dos Correios de cada ano e nascimentos e óbitos dos personagens que entraram para a História nas suas áreas de atuação.

O trabalho está disponível em três exemplares, doados à ABI pelo jornalista Ivan Vinhieri, sócio da Casa desde 2006. O projeto tem edição de Claudia Mattos, diagramação de Cláudio Herburgo, redação de Maria Helena Malta e pesquisa de Felipe Borba e Vera Cavalieri, com informações da Pesquisa JB, além de reproduções.

Minissaia

Mulheres são conduzidas por delegados

Os fatos noticiados mostram que muitas das notícias publicadas no século passado ainda são corriqueiras nos dias atuais. Um exemplo disso é o caso de duas mulheres que, em março de 1911, foram agredidas na Avenida Rio Branco (antiga Avenida Central), no Centro do Rio, por usarem saia-calça, moda em Paris na época. A notícia teve grande repercussão, exatamente como no caso da estudante Geisy Arruda, que no ano passado foi hostilizada numa faculdade, em São Paulo, por usar minissaia.

A sujeira na cidade promovida pelos cariocas, criticada até mesmo pelo atual Prefeito Eduardo Paes, era assunto noticiado em 1903. O então Prefeito Pereira Passos, através de leis, proibiu a população de cuspir nos bondes e obrigou todos os órgãos do Governo a terem escarradeiras à disposição do público. O chefe do executivo municipal na época também prometeu instalar mictórios em locais estratégicos, para que a população não urinasse nas proximidades dos quiosques.

A repressão às manifestações culturais, como aconteceu há bem pouco tempo com os bailes funk, foi notícia em 1957. O rock estava chegando ao Brasil e o então Governador de São Paulo, Jânio Quadros, proibiu a execução de músicas deste estilo nos bailes públicos, por causa da reação histérica dos jovens. Mas ninguém podia proibir sua execução nas festas particulares.

Quebra-quebra

População depreda ônibus (1987)

Em 1901, a Companhia São Christóvão, responsável pelos serviços de bondes, anunciou um aumento das passagens. A população se revoltou, houve quebra-quebra pelas ruas da cidade, resultando em vários mortos e feridos. Oitenta e seis anos depois, o Rio de Janeiro foi pego de surpresa com o aumento das passagens dos ônibus. Houve nova revolta, com lojas saqueadas, dezenas de feridos e presos. Nos dois casos, a situação só foi controlada após o cancelamento dos reajustes.

O “Jornal do Século” apresenta também muitos fatos que foram criticados até por especialistas da época e que hoje são uma realidade nos costumes. Uma delas é a invenção do barbeador com lâminas recarregáveis feita pelo americano King Gillette, em 1901. Na época, a comunidade científica questionou a utilidade do invento, porque, segundo se dizia, ninguém “ficaria comprando lâminas o tempo todo enquanto poderia afiar a velha navalha quando quisesse se barbear”. A lâmina é usada até hoje.

Outro assunto que teve repercussão negativa foi a invenção do telégrafo sem fio. O italiano Guglielmo Marconi conseguiu transmitir uma mensagem, em 1901, da Cornuália (Inglaterra) até a Nova Inglaterra (Estados Unidos) a uma distância de 3 mil 600 quilômetros. A sua pesquisa foi financiada pelo Reino Unido, porque o seu país de origem considerava a invenção “uma extravagância”.

Curiosidades

Estádio das Laranjeiras (1919)

O “Jornal do Século” reporta histórias interessantes dos esportes. Como o primeiro título internacional da Seleção Brasileira de futebol, quando venceu o Campeonato Sul-Americano da categoria, em 1919, batendo nas Laranjeiras exatamente o Uruguai, por 1 x 0, nosso algoz na Copa do Mundo de 1950. Também há notícias da criação dos clubes cariocas, o primeiro campeão estadual e a trajetória do Vasco da Gama, que chegou à elite do futebol com jogadores negros e pobres, renegados nas outras agremiações, e foi campeão da competição.

Como não poderia faltar, as glórias e desventuras da Seleção que no século XX se tornou tetracampeã do Mundial de Futebol, as vitórias dos pilotos de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, com destaque especial para a morte deste último.

Também há as notícias do campeão de boxe Éder Jofre, a primeira medalha de ouro do Brasil conquistada por Guilherme Paraense na prova de pistola/tiro rápido, nos Jogos Olímpicos da Antuérpia, na Bélgica, em 1920, e a consagração na França do brasileiro Friedenreich como o primeiro Rei do Futebol, em 1925.

Política

O assassinato do Presidente John Kennedy

Na política, o leitor vai encontrar matérias falando sobre os períodos de governo do Presidente Getúlio Vargas, passando pelo seu suicídio; a transferência da capital Rio de Janeiro para Brasília; a destituição do Presidente João Goulart, com o golpe militar de 1964; as campanhas pela anistia e pelas Diretas-já; a volta dos exilados; as principais guerras no mundo; a eleição do Presidente Tancredo Neves; o impeachment de Fernando Collor; o Governo Itamar Franco e o sufrágio que elegeu de Fernando Henrique Cardoso. 

As duas maiores guerras do mundo; o assassinato do Presidente John Kennedy; a tomada de Cuba por Fidel Castro; o suicídio do Presidente do Chile, Salvador Allende, após ser deposto pelos militares; e os outros golpes de Estado na América Latina também são assuntos tratados com destaque o cenário político internacional.

Economia

Crise de 29, em Nova Iorque

Os planos econômicos e as trocas de moedas ocorridos entre 1901 e 2000 são os assuntos mais destacados no noticiário econômico, como a substituição das notas de mil-réis pelo Cruzeiro, em 1942; os planos Cruzado e Cruzado Novo; a restauração do Cruzeiro como moeda nacional; o confisco da poupança pela equipe econômica do Presidente Collor; e a criação do Real no Governo Itamar Franco.

O “Jornal do Século” faz menção também à criação de empresas estatais como a Petrobras, Furnas Centrais Elétricas e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN); a revolução do Nylon no vestuário; a instalação da montadora Ford em São Paulo; o fim dos cassinos e a greve dos metalúrgicos em 1978, a primeira após o Golpe Militar em 1964.

Além dos assuntos mencionados, a publicação traz ainda matérias sobre imprensa, como a criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923 — a primeira do Brasil —, e a regulamentação dos serviços radiofônicos em 1931. O leitor vai conhecer também como foram a instalação da TV Tupi, em 1950, e os testes das transmissões a cores, em 1972.

Nas artes, os assuntos mais destacados são a “Semana de Arte Moderna”; a publicação do livro “Macunaíma”, de Mario de Andrade; o lançamento da “Bossa Nova”, com João Gilberto; o anúncio do fim dos “Beatles”; o “Movimento Tropicalista”; e a estréia de Carmem Miranda no longa-metragem “A voz do Carnaval”, de Adhemar de Barros.