ABI faz festa para Villas-Bôas Corrêa


05/12/2008


A Associação Brasileira de Imprensa, em nome de seu Presidente, Maurício Azêdo, convida seus sócios e o público em geral para celebrar os 60 anos de carreira do jornalista e Conselheiro da Casa Villas-Bôas Corrêa, nesta terça-feira, dia 9, às 15h, na Sala Belisário de Souza, no 7º andar do edifício-sede da entidade (Rua Araújo Porto Alegre, 71 — Centro do Rio).

A solenidade terá início com a recepção ao jornalista, seguida da saudação do colega e acadêmico Murilo Melo Filho. Haverá também exibição do DVD “Memória da imprensa carioca” — que resgata a trajetória do analista político mais antigo em atividade no País. O encerramento da cerimônia será com discurso do homenageado.

Nas palavras de Maurício Azêdo, Villas-Bôas “é uma referência como exemplo de profissional de imprensa, pela competência, a sensibilidade, o rigor ético e a compreensão da alta responsabilidade social do jornalismo. Homenageá-lo é pôr em relevo virtudes que desejamos que sejam observadas sempre por quantos se dedicam à missão de informar e opinar”. 

Breve resumo da carreira

Luiz Antonio Villas-Bôas Corrêa nasceu no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 2 de dezembro de 1923. Hoje, aos 85 anos, é considerado o analista político mais antigo em atividade no Brasil.

Formou-se em 1947 pela Faculdade Nacional de Direito e iniciou a carreira na imprensa um ano depois.

Casado com Regina Maria de Sá Corrêa, é pai de Marcos Sá Corrêa, também jornalista, e Marcelo Sá Corrêa. BR>
Ao longo dos 60 anos de jornalismo, trabalhou em diversos veículos, como A Notícia, O Dia, O Estado de S.Paulo, Tribuna da Imprensa, Diário de Notícias, Jornal do Brasil, Rádio Nacional e TVs Bandeirantes e Manchete.

Nos jornais A Notícia e O Dia, trabalhou durante 30 anos, aposentando-se em 1978. Dois anos depois, voltou a escrever para o para o JB, onde ainda atua.

O jornalista é autor de “Conversa com a memória — A história de meio século de jornalismo público, “Casos da Fazenda do Retiro”, e “Palácio Tiradentes — Fiel à democracia”.