ABI exige proteção para jornalista ameaçado


06/11/2012


A ABI enviou telegrama ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pedindo proteção ao jornalista Armando de Amorim Anache, proprietário da Rádio Independente de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, e do portal de notícias Pantanal News, que vem sendo ameaçado por parentes e partidários do prefeito reeleito Fauzi Suleiman (PMDB).
 
O mais recente episódio de violência ocorreu em 7 de outubro, após o resultado das eleições municipais, quando a residência e emissora de rádio de Armando Anache foram atacadas com bombas. Leia mais sobre o caso aqui.
 
Na mensagem, assinada pelo presidente da entidade, Maurício Azêdo, a ABI apela ao Ministro da Justiça pedindo ações para garantir a integridade física e a vida do jornalista.
 
 
Leia abaixo a íntegra do texto do telegrama enviado pela ABI:
 
“Ministro José Eduardo Cardoso
Ministério da Justiça

A Associação Brasileira de Imprensa encarece a intervenção direta de Vossa Excelência visando à proteção do jornalista Armando de Amorim Anache, proprietário e comentarista da Rádio Independente de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, o qual vem sendo vítima de violências e ameaças cometidas por parentes e partidários do Prefeito reeleito desse Município, que não se conforma com o caráter independente com que esse profissional exerce sua atividade jornalística.
 
Como noticiou a ABI em seu Site (www.abi org.br), nas ameaças mais recentes, praticadas diante da residência de Anache, estava presente, num veículo, uma auxiliar direta do Gabinete do Prefeito, que não oculta seu propósito de intimidar esse jornalista e radialista.
 
A ABI considera que a integridade física e a vida de Armando Anache jornalista dependem de providências urgentes de Vossa Excelência para protegê-lo.
 
Cordialmente
 
Mauricio Azêdo, Presidente da ABI.”