ABI Esportes: Especialistas debatem situação das torcidas organizadas


07/02/2022


Marcos Gomes é jornalista, membro da Comissão de Cultura e Lazer da ABI

Participam do programa o presidente e o vice da Associação Nacional das Torcidas Organizadas do Brasil, Luiz Claudio do Espírito Santo e Régis Alves e o professor da Escola de Ciências Sociais da FGV, Bernardo Buarque de Holanda.

Apresentado pelo jornalista Marcos Gomes, o ABI Esporte começa às 19h30, no canal da ABI no Youtube – bit.ly/3uZn84f – Não perca!
Vandalismo, violência e morte são os adjetivos atribuídos às torcidas organizadas de clubes de futebol, num cenário em que nem mesmo as partidas realizadas com torcida única eliminam as chances de se produzir uma outra interpretação para essa questão.

Recentemente o jogo entre São Paulo e Palmeiras, pela Taça São Paulo de Futebol Junior foi paralisado e uma faca atirada no gramado, além da briga envolvendo torcedores, em jogo do Gama contra o Brasiliense, em Brasília e do tumulto entre torcedores do América e ABC, em Natal, no Rio Grande do Norte marcaram início da temporada do futebol.

Sem querer erradicar o problema da violência atribuída a parcela das torcidas organizadas, os dirigentes da ANATORG entendem que a forma de minimizar essa questão passa pela melhoria dos serviços de segurança pública e de educação.