ABI entrevista Indio da Costa nesta quarta


19/09/2016


indio

O candidato à Prefeitura do Rio Indio da Costa (Reprodução)

O deputado federal Indio da Costa, candidato do Partido Social Democrático (PSD) à Prefeitura do Rio, será sabatinado amanhã, quarta-feira, entre às 14 e 16 horas, na sede da ABI. A coletiva contará com a participação do presidente da entidade Domingos Meirelles,  Jesus Chediak, diretor de Cultura e Lazer, Ivan Proença, presidente do Conselho Deliberativo, e Jansen de Oliveira, advogado da instituição. Até agora foram sabatinados dois candidatos à Prefeitura do Rio na Casa do Jornalista: o candidato do PSTU Cyro Garcia e Jandira Feghali do PC do B.

Antonio Pedro Indio da Costa, 45 anos, nasceu no Rio de Janeiro, e é advogado pós-graduado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. O candidato iniciou a sua trajetória política em 1992, no Conselho Municipal de Desenvolvimento da Cidade, quando apoiou a candidatura de Cesar Maia a prefeito do Rio.

Entre 1995 e 1996, foi administrador regional dos bairros de Copacabana e Leme. Eleito três vezes vereador do Rio, Indio assumiu a Secretaria Municipal de Administração da cidade em dois períodos: de 2001 a 2006.

Indio da Costa fundou o Instituto de Novas Ideias para o Rio de Janeiro com objetivo de buscar soluções para a cidade. Nessa época escreveu dois livros: A Reforma do Poder e Administração no Século XXI: Foco no Cidadão. Entre outras iniciativas, o candidato reduziu custos da máquina pública quando acabou com cartéis de locação de carros e merendas, conforme ficou comprovado numa CPI pelo Tribunal de Contas do Município, Controladoria Geral do Município e Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro.

Eleito para seu primeiro mandato como deputado federal em 2006, Indio foi o principal articulador da Lei da Ficha Limpa, que já indeferiu a candidatura de aproximadamente 16 mil políticos desde a sua aprovação na Câmara. No ano de 2010 foi candidato a vice-presidente da Republica na chapa de José Serra. Em 2011 fundou o Partido Social Democrático (PSD) no estado do Rio de Janeiro, que preside até hoje. Indio está em seu segundo mandato na Câmara Federal.

Em 2013 foi Secretário Municipal de Esporte e Lazer do Rio e no ano seguinte foi Secretário Estadual do Ambiente.

O fundador do PSD defende a redução da burocracia e foco na qualidade dos serviços públicos. Disposto a reestruturar toda a administração pública com o uso intensivo de tecnologia, Índio da Costa diz que vai fazer o governo “dos sonhos da esquerda”, com participação direta do cidadão na sua gestão. Ele promete que chamará o usuário para definir as novas linhas de ônibus, mas   ainda não tem posição sobre o armamento ou não da guarda.