11/02/2025
Foto: Antônio Augusto/STF
Na segunda-feira (10), em agenda bilateral, no Conselho Nacional de Direitos Humanos, o advogado Carlos Nicodemos, entregou ao relator para Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA), Pedro Vaca, em nome da ABI, cópia da Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal contra a Igreja Universal por assédio judicial ao jornalista João Paulo Cuenca.
A pedido do presidente da ABI, Octávio Costa, o advogado fez chegar às mãos de Vaca o trabalho que a entidade tem promovido na defesa da liberdade de imprensa e expressão no Brasil.
Vaca, chegou ao Brasil no domingo (9) para analisar denúncias apresentadas por organizações da sociedade civil e políticos. A visita ocorre em meio a um embate sobre a suposta instrumentalização da liberdade de expressão no País.
Na segunda-feira (10), Vaca se reuniu com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, e com o ministro Alexandre de Moraes. Os temas abordados incluíram riscos à democracia, a polarização das Forças Armadas e o bloqueio de perfis de investigados nos atos do 8 de janeiro nas redes sociais.