ABI elogia decisão do STJ no caso do cinegrafista Santiago


28/09/2016


 

A Associação Brasileira de Imprensa divulgou Nota Oficial sobre a decisão do Superior Tribunal de Justiça que envolve os dois acusados de acender e atirar o rojão que matou o cinegrafista Santiago Andrade, em 2014. Segundo o STJ, Caio Souza e Fábio Raposo devem responder por homicídio qualificado e com dolo eventual, quando se assume o risco de matar. Com essa decisão, a dupla deve ir a júri popular pelo crime, em data a ser definida. Se condenados, os dois podem pegar até 30 anos de prisão. Segue a Nota Oficial:

         

                                                                                 NOTA OFICIAL

 

A Associação Brasileira de Imprensa espera que a decisão do Superior Tribunal de Justiça, ao encaminhar a júri popular os responsáveis pela morte do cinegrafista Santiago Andrade, esgote as protelações que tanto retardaram o julgamento dos acusados. A ABI acredita que a posição do STJ produza também o efeito pedagógico desejado ao desestimular novos atos de violência e manifestações de intolerância política contra jornalistas no pleno exercício da profissão.

Uma sociedade regida pelo primado do Estado de Direito não pode tolerar a repetição de episódios que representem ameaças à vida, à liberdade de imprensa e ao livre acesso à informação. A morte do cinegrafista Santiago Andrade não pode perpetuar como indesejável exemplo de impunidade.

O julgamento dos acusados não pode também ser eternamente adiado sob o risco de que a própria Justiça venha a ser condenada por leniência e ronçaria diante desse crime.

Domingos Meirelles
Presidente da ABI

Leia mais sobre o caso do cinegrafista Santiago Andrade:

– Mais um advogado assume o caso Santiago Andrade

– Polícia entrega ao MP inquérito sobre morte de cinegrafista

– Dilma determina que a PF ajude na apuração da morte de Santiago

– Justiça decreta prisão de suspeito pela morte de cinegrafista

– ABI lamenta a morte do repórter cinematográfico Santiago Andrade

– Cinegrafista da Band atingido por rojão tem morte cerebral

*Publicado em: 28 set, 2016 às 19:16