ABI e Unesco discutem acordos de cooperação para defesa da liberdade de expressão e direitos humanos


15/03/2015


Joseti Marques, Paulo Jerônimo de Sousa, Domingos Meirelles e Adauto Cândido Soares

Joseti Marques, Paulo Jerônimo de Sousa, Domingos Meirelles e Adauto Cândido Soares

A ABI recebeu, nesta segunda-feira, 23 de fevereiro, o Coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, Adauto Cândido Soares, para tratar dos detalhes da parceria entre as duas entidades, para a celebração do Dia Mundial da Liberdade de Expressão e Direitos Humanos, que se realizará no dia 4 de maio, na sede da ABI, no Rio de Janeiro. Participaram da reunião o Presidente Domingos Meirelles, o Vice-presidente Paulo Jerônimo de Sousa, e a Presidente do Conselho Deliberativo da ABI, Joseti Marques. Soares fez uma breve explanação da atuação da Unesco no campo da Educação, Ciência e Cultura e frisou que um dos pontos de maior relevância para a entidade é a defesa da liberdade de expressão como um direito humano fundamental, garantidor dos demais direitos, lembrando que é alto o número de assassinatos de jornalistas no Brasil.

O Vice-presidente da ABI, Paulo Jerônimo, que é também Presidente da Comissão de Liberdade de Expressão e Direitos Humanos, afirmou que, em 2015, o foco de luta da Comissão que preside será a segurança dos jornalistas no exercício da profissão e que formará Grupos de Trabalho para monitorar, no país, o quadro de violência contra jornalistas, visando discutir e propor medidas que promovam a segurança dos profissionais.

“Este é o papel da ABI e vamos reunir esforços para atuar de maneira firme e persistente no combate à impunidade e à violência contra os jornalistas, dando visibilidade a muitos casos que acabam por cair no esquecimento , ficando impunes. E esta parceria com a Unesco certamente vai ampliar nossa capacidade de interferir nesse contexto.”

O Presidente da ABI, Domingos Meirelles, propos a extensão da parceria com a Unesco para além da data em que celebrarão em conjunto o Dia Mundial da Liberdade de Expressão e Direitos Humanos.

“ABI e Unesco têm em comum uma tradição de luta pela promoção dos direitos humanos, da democracia e em defesa das liberdades e nada mais natural do que esta aproximação para trabalharmos em apoio mútuo”.

O Coordenador da Unesco comemorou o encontro, lembrando que os 70 anos da Unesco somados aos mais de 100 anos da ABI fortalecem os objetivos de ambas instituições, refletindo resultados positivos e avanços importantes para a sociedade. Ao ouvir de Domingos Meirelles o detalhamento de um projeto para qualificação profissional da pequena imprensa do interior do país, Adauto Cândido afirmou que “são muitos os pontos de interesse comum e a Unesco pode estar ao lado da ABI para alcançar esses objetivos”.

A Presidente do Conselho Deliberativo da ABI, que promoveu o encontro, afirmou que a parceria com a Unesco marca uma nova etapa na vida da centenária instituição.

“Precisamos reunir esforços com as instituições que refletem os mesmos valores que a ABI professa há 107 anos; e não apenas os jornalistas, mas a sociedade espera isso de nós. A Associação Brasileira de Imprensa dá início a um novo tempo, e conclamamos todos os jornalistas a participar desta empreitada de fortalecimento da entidade para enfrentar os desafios do nosso tempo, na expectativa de um futuro melhor.”