ABI debate sobre Jornalismo ontem e hoje


09/04/2021


Por Comissão de Assistência Social

Em meio a tanta fake news, aos ataques à liberdade de imprensa e à crise sanitária que expõe os profissionais de imprensa ainda mais ao risco, dá para Reinventar o bom e velho Jornalismo? E o que fazer para sobreviver da antiga paixão num cenário de grande vulnerabilidade social também para os jornalistas?

Na semana que lembra o Dia do Jornalista e os 113 anos da Associação Brasileira de Imprensa, a Diretoria de Assistência Social da ABI e a Rede Reinventar Jornalistas-RJ promovem um bate papo nas redes sociais para falar de Jornalismo Ontem e Hoje.

O encontro traz como convidados os veteranos jornalistas Juca Kfouri e Jorge Antônio Barros. Eles contam suas experiências inspiradoras desde a velha máquina de escrever até o formato atual de blogs, fanpages, TVs digitais e outros canais em redes sociais, onde também atuam fortemente como influenciadores e produtores de conteúdo.

Juca é membro do Conselho Consultivo da ABI. Já Jorge está completando 40 anos como associado da ‘casa do jornalista’.
Para entrevistar esses dois grandes nomes do Jornalismo Brasileiro, convidamos a jornalista Malu Fernandes, consultora em comunicação, membro do Reinventar e da Comissão Social da ABI e do Conselho Fiscal do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio

Entre os temas abordados estão a revalorização do jornalista, ageismo, tendências e oportunidades. Há uberização da profissão ou não? De onde viemos e para onde vamos? A live é mediada por Rosayne Macedo, jornalista especializada em Saúde, idealizadora do Reinventar e diretora de Assistência Social da ABI.

É a ABI, por meio da Comissão de Assistência Social, atuando a favor da revalorização profissional dos jornalistas de ontem, de hoje e do amanhã! Assista, comente e compartilhe e se inscreva no canal da ABI no Youtube.

Sugestões para a DAS pelo e-mail das@abi.org.br

Sobre os convidados

Reconhecido comentarista esportivo do país, Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Foi diretor das revistas Placar e Playboy, comentarista no SBT e TV Globo, apresentador na Rede Cultura, RedeTV e CNT, colaborador da ESPN-Brasil e colunista em O Globo, Folha de S.Paulo e Lance!. De volta à Folha, assina uma coluna três vezes por semana no impresso e no UOL, além de apresentar o programa Entre Vistas, na TVT. É também membro do Conselho Consultivo da ABI.

Vencedor de três prêmios Esso, Jorge Antônio Barros passou por grandes redações do Jornal do Brasil, O Dia e O Globo, na coluna de Ancelmo Gois. Reinventou-se fora da Redação (sim, há vida fora da Redação!) como diretor de comunicação do Tribunal de Justiça do RJ. Atua hoje como consultor de comunicação e marketing digital. Em maio de 2020, criou a página Quarentena News, que reúne 20 jornalistas e colaboradores no Facebook. Está completando 40 anos como associado da ABI.