ABI dá posse a novos conselheiros


13/05/2009


Bernardo Costa

                                                           Lênin Novaes, Pery Cotta, Maurício Azêdo e Zilmar Basílio

Em sessão realizada na tarde desta quarta-feira, 13 de maio, a Associação Brasileira de Imprensa celebrou o ato de posse dos novos representantes do Conselho Deliberativo (15 membros efetivos e 15 suplentes) do período 2009-2012 e para a composição do Conselho Fiscal (sete membros), cujo mandato será para o período 2009-2010. Também foram empossados os membros das Comissões auxiliares da Diretoria.

 Maurício Azêdo

A Mesa que conduziu os trabalhos foi composta pelo Presidente da ABI, Maurício Azêdo, o então Presidente do Conselho Deliberativo da Casa, Pery Cotta, auxiliados pelos 1º e 2º Secretários Lênin Novaes e Zilmar Basílio, respectivamente.

No início da reunião foi aclamada, por unanimidade, a proposta do Presidente Maurício Azêdo de que fosse mantida a mesma composição da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo, com Pery Cotta (Presidente), Lênin Novaes (1º Secretário) e Zilmar Basílio (2º Secretário).

Na abertura da sessão, sem saber que seria reconduzido ao cargo, Pery Cotta falou da sua satisfação de ver todos os assentos da sala do Conselho ocupados, lembrando que a ABI, que completou 101 anos recentemente, está cumprindo uma nova etapa na sua história.

O jornalista comentou sobre a sua reeleição, dizendo que é uma grande satisfação poder continuar “como linha auxiliar dos companheiros da ABI. Confesso que não esperava tanto entusiasmo”. Pery Cotta fez questão de destacar também o apoio que tem recebido dos colegas conselheiros desde que tomou posse na vaga deixada pelo jornalista Fernando Barbosa Lima, que morreu em setembro do ano passado:
— Eu pretendo manter os mesmo objetivos de trabalho que têm orientado as reuniões do Conselho até aqui, como um fórum de grandes debates, onde se respeita a opinião de todos, apesar de haver pontos de vista diferentes. Mas a finalidade do Conselho é esta: debater os temas. É muito bom quando todos conseguem se expressar. É por isso inclusive que vamos estabelecer uma agenda para os próximos encontros. Estou satisfeito. O conselho está com um bom pique de reuniões, não há falta de quórum, estamos com uma participação bem acima da média.

                                     Pery Cotta

Pery Cotta agradeceu ao Presidente Maurício Azêdo pela sua indicação. Destacou as realizações feitas por ele (Maurício) e disse que ABI vive uma nova fase, como uma casa plural.:
— Ela está no seu ano 101, iniciando uma nova etapa da sua vida. Nos últimos anos, a nossa associação conseguiu retomar a sua posição de realce na vida brasileira graças ao esforço, à determinação, a competência do companheiro Maurício Azêdo. E a todos que o ajudaram nessa tarefa, sua Diretoria, os próprios membros do Conselho. Precisamos continuar empunhando essa bandeira.

Lênin Novaes destacou a atuação do Conselho, que teve como meta principal a estruturação da ABI. Segundo ele, há muitos desafios a serem superados dentre os quais a mudança do Estatuto da Casa. Ele adiantou que já há uma comissão trabalhando nesse sentido, visando a ajustar a ABI à nova realidade da mídia, inclusive em relação à utilização de novas tecnologias.

O primeiro Secretário também enalteceu a gestão da atual Diretoria, e falou também sobre a sua alegria em continuar trabalhando pela ABI:
— Eu fico muito feliz e muito grato pela indicação e pelo fato de podermos estar juntos. Quero reafirmar que é assim que continuaremos o nosso trabalho, declarou Lênin Novaes.

Depois foi a vez de Zilmar Basílio falar sobre a sua recondução ao cargo de 2ª Secretária. Ela agradeceu a acolhida que teve de Pery Cotta e Lênin Novaes, e fez questão de ressaltar a sua satisfação de estar trabalhando numa equipe formada pelo Presidente Maurício Azêdo:
— Eu agradeço a indicação para continuar fazendo parte do Conselho. Eu me orgulho muito de estar participando deste momento da nova ABI, com o Presidente que eu acredito e sempre acreditei em todos os momentos e lugares pelos quais ele passou. Ele foi também Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sendo comemorado como um dos mais atuantes que aquela Casa já teve. Foi assim também no Tribunal de Contas do município. Maurício Azêdo sempre esteve renovando todo processo que ele encontrou, em todos os lugares. 

José Ângelo da Silva

Entidade grandiosa

O encontro teve ainda dois momentos de grande significado. Um deles foi a posse como Conselheiro do jornalista José Ângelo da Silva Fernandes, Presidente da Associação Espírito-Santense de Imprensa, que veio ao Rio especialmente para participar da solenidade de posse do novo Conselho Deliberativo.

Visivelmente emocionado, José Ângelo agradeceu a oportunidade que lhe foi dada para fazer parte do Conselho Deliberativo da ABI:
— Estou aqui hoje nessa solenidade, onde estou sendo empossado como Conselheiro desta grandiosa Casa, templo da imprensa brasileira. Hoje, 13 de maio, é o dia da Abolição, data que todos nós reconhecemos como memorável e que para mim é mais especial porque a partir de agora eu me sinto realmente um homem de imprensa. Toda a minha vida profissional eu quis participar dessa instituição. Essa oportunidade surgiu através da benevolência do nosso querido Presidente, que me recebeu carinhosamente em função do trabalho que venho realizando no Espírito Santo, à frente da Associação Espírito-Santanse de Imprensa.

José Ângelo disse também que a instituição que dirige tem 76 anos de fundação e luta pela independência da atividade jornalística. Modesto, declarou que gostaria de aprender com os novos companheiros “tudo aquilo que ainda necessito na atividade que desenvolvemos”.

Ele lembrou da importância da sua atuação na defesa da liberdade de imprensa e de expressão, além da integridade moral e física dos profissionais da mídia: 
— Principalmente nos lugares mais distantes, onde não existe somente a truculência daqueles que dominam as regiões, mas ainda temos que enfrentar os nossos ditadores togados. Se por um lado não existe mais a violência praticada pelos homens de farda, hoje nós somos vítimas daqueles que deveriam estar a nosso favor, lado a lado conosco. É por isso que eu vejo esse momento como muito importante. Nós precisamos dar respaldo a todos os nossos companheiros que precisam da presença moral, da história, da tradição da ABI nesse País.

Outro momento que gerou muita satisfação foi a lembrança pelo Conselheiro Carlos Rodrigues da revogação da Lei de Imprensa, destacando que isso aconteceu pela tenacidade do Deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ), que é membro do Conselho Consultivo da ABI.

     Representantes dos Conselhos e das Comissões

Ao final da reunião, o Presidente Maurício Azêdo falou sobre a importância da decisão do Supremo Tribunal Federal na revogação da lei e comentou a atuação de Miro Teixeira. Segundo ele, o Deputado é credor das homenagens da ABI pelo empenho e pela lembrança que teve de questionar a existência de uma legislação que ele definiu com muita propriedade como um dos últimos entulhos da ditadura:
— Indo além das palavras, ele (Miro Teixeira) formulou com extrema competência uma argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental da Constituição, fez uma defesa brilhante no plenário do STF, numa audiência de que a ABI também participou como amicus curiae e expressando a opinião da entidade a favor da revogação da Lei de Imprensa pelos motivos alinhados não apenas pelo Deputado Miro Teixeira, mas também pelo eminente relator Ministro Carlos Ayres Britto.

No encerramento da sessão, o Presidente da ABI propôs que a entidade promova, juntamente com a Academia Brasileira de Letras, um debate sobre o novo acordo ortográfico:
— Devemos concentrar um esforço com a Academia Brasileira de Letras para a realização de um encontro sobre o novo acordo ortográfico, para que seja objeto de reflexão de atores que foram marginalizados nesse processo, como professores de Letras, jornalistas, todos aqueles que fazem uso da palavra na atuação profissional e acadêmica.

A seguir a relação dos nomes que compõem os Conselhos:

Conselho Deliberativo (efetivos):
Afonso Faria, Adolfo Martins, Aziz Ahmed, Cecília Costa, Domingos Meirelles, Fernando Segismundo, Glória Suely Alvarez Campos, Jorge Miranda Jordão, José Ângelo da Silva Fernandes, Lênin Novaes de Araújo, Luís Erlanger, Márcia Guimarães, Nacif Elias Hidd Sobrinho, Pery de Araújo Cotta e Wilson Fadul Filho. 

Conselho Deliberativo (suplentes):
Antônio Calegari, Antônio Henrique Lago, Argemiro Lopes do Nascimento (Miro Lopes), Arnaldo César Ricci Jacob, Ernesto Viana, Hildeberto Lopes Aleluia, Jordan Amora, Jorge Nunes de Freitas, Lima de Amorim, Luiz Carlos Bittencourt, Marcus Miranda, Mário Jorge Guimarães, Múcio Aguiar Neto, Raimundo Coelho Neto e Rogério Marques Gomes. 

Conselho Fiscal:
Adail José de Paula, Adriano Barbosa do Nascimento, Geraldo Pereira dos Santos, Jorge Saldanha de Araújo, Luiz Carlos de Oliveira Chesther, Manolo Epelbaum e Romildo Guerrante.