ABI convida público para divulgação de livro em
sarau “Declama na ABI”


Por Claudia Sanches

15/09/2015


luiz_otavio_oliani3A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) convida associados e jornalistas para o próximo  “Declama na ABI”. O sarau acontecerá no próximo dia 25 de setembro, às 16 horas no 11º andar do prédio da entidade. Dirigido pelo Diretor Cultura e Lazer da ABI Jesus Chediack e do Conselheiro Carlos Rocha, o encontro contará com a presença do poeta e escritor Luiz Otávio Oliani, que estará fazendo divulgação de seu último livro “Luiz Otávio Oliani entre-textos 2”, lançado em abril deste ano.

Segundo Carlos Rocha, um dos idealizadores do projeto juntamente com Chediack, a realização do evento é um caminho para a abertura da ABI aos poetas e músicos e para a promoção da cultura.Inaugurado em  junho deste ano, essa será a terceira edição do projeto. Os participantes poderão ouvir música, declamar e ouvir poesia:

— Esperamos a participação efetiva que todos os associados e jornalistas no sarau. Pretendemos para 2016 lançar a primeira antologia de poemas da entidade”.

 

luiz_otavio_livro

O escritor e poeta Luiz Otávio Oliani (Foto:Reprodução)

“Entre-textos 2”

Nascido no Rio de Janeiro, Luiz Otávio Oliani e é graduado em Letras e Direito. Como poeta, está em 80 livros coletivos nacionais e alguns estrangeiros, além de 450 publicações entre jornais, revistas e alternativos.

“Luiz Otávio Oliani entre-textos 2” dialoga com 41 poetas brasileiros contemporâneos. Cada poeta citado terá um poema publicado, junto à releitura do mesmo por Oliani. Trabalhos de Aroldo Pereira, Affonso Romano Sant’Anna, Marina Colasanti, Susana Vargas, Laura Esteves, Juliana Meira, entre outros, estão presentes na antologia contemporânea.

O autor atuou na Revista Literária Sociedade dos Poetas Novos, SPN, de 2000 a 2003, tendo entrevistado grandes nomes da literatura brasileira. Participou do CD Poemas musicados por Maury Sant´Ana, volume 1 (2008). Recebeu 70 prêmios, dentre os quais se destacam: Moção de Louvor e Reconhecimento da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (2011); o Troféu Honra ao Mérito do Clube em Revista, como Poeta destaque de 2012, na Rádio Bandeirantes, Rio, AM, 1360 (2013), Menção Honrosa, Prêmio Vicente de Carvalho, concedida pela UBE / RJ (2014) ao livro dos entre-textos; eleito também como “O Melhor livro do ano” pelo Clube de Trovadores Capixabas, no Espírito Santo, no mesmo ano. Em 2011, foi citado como poeta contemporâneo por Carlos Nejar no livro “História da literatura brasileira: da Carta de Caminha aos contemporâneos”, SP, Leya.

A obra de Luís Otávio foi estudada em projeto acadêmico na Faculdade de Letras na Universidade Federal de Sergipe (UFS), com poemas publicados e ilustrados por estudantes de escolas públicas de Sergipe e Bahia no livro “De olho na poesia”, organização da Beto Vianna e  Christina Ramalho. Publicou cinco livros de poesia: “Fora de órbita”, 2007; “Espiral”, 2009, “A eternidade dos dias”, 2012; “Luiz Otávio Oliani entre-textos”, 2013 e “Luiz Otávio Oliani entre-textos 2”, 2015.

 

 

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012