ABI confirma Maurício Azêdo na Presidência


30/04/2010


Com grande adesão de associados, como já era esperado, transcorreu em clima de tranqüilidade a eleição realizada nesta sexta-feira, 30 de abril, na ABI, que referendou a renovação da Diretoria, o Conselho Consultivo, e o terço do Conselho Deliberativo da Casa para o triênio 2010-2013 e os membros do Conselho Fiscal, para o exercício social 2010-2011. O quórum de eleitores foi superior ao registrado na eleição do ano passado, com o comparecimento de 157 eleitores. Do total de votantes, 153 votaram para a Diretoria, 157 para os membros do Conselho Fiscal, foram registrados quatro votos em branco para a Direção.

A mesa escrutinadora foi composta pelos associados Moacyr Lacerda, Nassif Elias e a Conselheira Zilmar Borges Basílio, que se referiu à mudança do Estatuto que permitiu aos associados manifestarem reconhecimento à gestão do Presidente Maurício Azêdo:
— Fundamentalmente, o sócio poder votar e ser votado. Para mim, esta é a grande mudança do Estatuto da ABI, entidade que conseguiu se renovar através da enorme força de trabalho do Presidente Maurício Azêdo.

Na mesma linha de pensamento manifestou-se o Conselheiro Dácio Malta:
— O mais importante do que a eleição de hoje foi a reunião do dia 2 de fevereiro de 2010, quando se mudou o Estatuto o que permitiu que o Maurício Azêdo fosse reeleito por uma questão de justiça, pois ele se equivale a um Barbosa Lima Sobrinho, a Prudente de Morais, neto e está levando a ABI de uma maneira maravilhosa, afirmou.

Estímulo 

Para o Presidente Maurício Azêdo, o quorum elevado de eleitores foi uma demonstração de aprovação dos associados ao trabalho realizado pela sua Diretoria:
— O corpo social da ABI deu mais uma demonstração de sua confiança na chapa Prudente de Morais, que desde 2004 vem dirigindo a Casa com um grau de eficiência que tem merecido o aplaudo dos associados. E a Diretoria e seus membros ficam confortados em recolher esta manifestação de apoio que certamente constituirá um forte estímulo para novas realizações para a nossa Diretoria.

Citando o caso dos associados José Freires — que veio de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, distante dezenas de quilômetros do Centro do Rio — e Humberto Queiroz, que veio do Município de São Pedro de Aldeia, região litorânea, Maurício Azêdo falou sobre o processo de renovação do quadro social da ABI, que passa a contar com a categoria de sócios cooperadores:
— É uma prova de como a comunicação com os associados pode aumentar a participação deles nas iniciativas da Casa e nesses momentos importantes que são os atos eleitorais.

Benefícios 

Reeleito Vice-Presidente na Chapa liderada por Maurício Azêdo, o jornalista Tarcísio Holanda ressaltou as qualidades do Presidente eleito, afirmando que os benefícios para a ABI que marcaram até aqui esta gestão vão continuar:
— É muito importante a reeleição da chapa comandada pelo nosso companheiro Maurício Azêdo, um jornalista respeitado por todos, homem de grande integridade moral, cidadão exemplar. É uma honra para todos nós seguir sob o seu comando. Vamos continuar este trabalho profícuo de Maurício Azêdo à frente da Associação Brasileira de Imprensa.

Já o ex-Ministro Bernardo Cabral fez questão de dizer que a reeleição do jornalista Maurício Azêdo para a Presidência da ABI é uma questão de reconhecimento:
— A importância desta eleição reside, sobretudo, na reeleição de Maurício Azêdo. Nós dois fomos vítimas de perseguição política. Maurício lutou muito para o reordenamento constitucional e eu sempre estive ao seu lado. Vejo com muita alegria que Maurício recebe hoje o prêmio pelo reconhecimento de sua luta contra a ditadura, que sempre tentou esmagar a imprensa. Já que estamos falando em imprensa, posso dizer que Maurício tem uma audiência marcada com a prosperidade.

Ao comentar a eleição, o jornalista Pery Cotta destacou o caráter democrático da ABI:
— Com esta eleição, a ABI continua com a sua trilha democrática e fazer a escolha de seus dirigentes através do voto direto dos associados e colaboradores. Manter o companheiro Maurício Azêdo na Presidência por tudo o que ele já cumpriu, pelo o que ele fez. Para dar continuidade ao trabalho de recuperação da ABI. Ele conseguiu reerguer a entidade. 

Lembrando a importância da ABI como uma entidade que sempre esteve à frente de todos os grandes acontecimentos e movimentos sociais ocorridos no Brasil o Deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) deu o seu depoimento sobre o significado desta eleição:
— Eu acho que todos nós temos o dever de fortalecer esta eleição, o dever de fortalecer este trabalho do Maurício Azêdo e daqueles que mais próximos a ele tocam aqui essa gestão da ABI. Isso deve ser destacado porque vem sendo feito com absoluta ausência de recursos, mas com muita determinação. Agora isso está sendo possível graças aos alicerces da nossa Associação, declarou o Deputado.

Ética 

Para José Ângelo da Silva Fernandes o mais importante a ressaltar no referendo dos associados da ABI à chapa Chapa Prudente de Morais, neto é a crença de todos na continuidade do trabalho de fortalecimento da Casa com base na manutenção dos seus princípios estatutários de proteger a classe jornalística:
— Esta eleição representa o processo de renovação no qual estão inseridos os objetivos da instituição, seu fortalecimento e, acima de tudo, a preocupação em proteger a propriedade jornalística. A ABI está vinculada a esta atividade no Brasil e tem se esforçado para mantê-la, embora tenha sido “metralhada”, pois há uma indisposição em relação à liberdade de imprensa. 

O associado Geraldo Caetano afirmou que a recondução de Maurício Azêdo ao posto de Presidente da ABI é uma decisão tomada com base na ética com a qual ele vem conduzindo a sua Administração:
— É fundamental que possamos eleger pessoas nas quais acreditamos, que defendam os direitos da imprensa, que tenham compromisso com a ética e que, principalmente, não se vendam. 

Marcos de Castro lamentou que a Chapa Prudente de Morais, neto não tivesse concorrente, mas afirmou que mesmo assim se sentia feliz com o resultado:
— Infelizmente eu acho o fato de haver uma chapa única ruim, mas por outro lado felizmente é uma boa chapa na qual a gente pode confiar, então sob esse ponto de vista eu estou satisfeito.

A maioria dos associados que compareceram à eleição tinha um ponto em comum: a crença no trabalho que vem sendo feito pelo grupo liderado pelo Presidente Maurício Azêdo. Um deles é o veterano jornalista Teixeira Haizer, que fez questão de explicar o seu voto:
— Primeiro o nome da chapa Prudente de Morais, neto. Eu tenho por ele uma ponta saudade muito grande, pois fomos grandes amigos e ele foi meu diretor na sucursal do jornal O Estado de S. Paulo aqui no Rio. E aqui mesmo na ABI, nós tivemos muitos contatos numa época de ditadura em que a ABI e o doutor Prudente se bateram bastante para me salvar daquela situação sinistra que se apossou do Brasil. Depois, em razão da chapa liderada pelo Maurício Azêdo, um dos principais jornalistas brasileiros, um homem de luta que também se envolveu politicamente até a alma e é merecedor de aplausos das gestões em que ele participou. E também porque eu modestamente faço parte do Conselho Consultivo o que me traz não uma ponta de vaidade, mas me traz muito orgulho.

Antiga freqüentadora da ABI e casada com o ex-Presidente da Casa, Fernando Segismundo, Gioconda Cavalieri falou da sua satisfação com a reeleição de Maurício Azêdo:
— Há muitos anos que eu freqüento a ABI, desde a época do Herbert Moses. Uma época de grande movimento. Mas o fato é que a Casa está enriquecida atualmente com um grupo muito forte de jornalistas de todas as áreas, do rádio, da TV e dos jornais, e também porque nós estamos com um grande escritor à frente dela, cuja memória é maravilhosa que é o Maurício Azêdo. Com ele a ABI está conseguindo se levantar, superando a época em que estava endividada. Felizmente a Casa continua inteira e tudo está voltando ao normal.

A posse da nova Diretoria será no dia 13 de maio, ocasião em que serão empossados também os membros da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo e das Comissões auxiliares.

* Colaboração Raquel Bispo

A Chapa Prudente de Morais é formada pelos seguintes associados da ABI:

*Conselho Consultivo*

Ancelmo Gois, Aziz Ahmed, Chico Caruso, Ferreira Gullar, Miro Teixeira,
Nilson Lage e Teixeira Heizer.

*Diretoria*

Presidente, Maurício Azêdo; Vice-Presidente, Tarcísio Holanda; Diretor
Administrativo, Orpheu Santos Salles; Diretor Econômico-Financeiro, Domingos
Meirelles; Diretor de Assistência Social, Ilma Maria Martins da Silva;
Diretor de Cultura e Lazer, Jesus Chediak; Diretor de Jornalismo, Sylvia
Moretzsohn.

*Conselho Fiscal
*
Adail José de Paula, Geraldo Pereira dos Santos, Jarbas Domingos, Jorge
Saldanha de Araújo, Lóris Baena Cunha, Luiz Carlos de Oliveira Chester e
Manolo Epelbaum.

*Conselho Deliberativo (efetivos)*

André Louzeiro, Benício Medeiros, Bernardo Cabral, Carlos Rodrigues,
Fernando Foch, Flávio Tavares, Fritz Utzeri, Jesus Chediak, José Gomes
Talarico, Marcelo Tognozzi, Maria Ignez Duque Estrada, Mário Augusto
Jakobskind, Orpheu Santos Salles, Paulo Jerônimo e Sérgio Cabral.

*Conselho Deliberativo (suplentes)*

Adalberto Diniz, Alfredo Enio Duarte, Aluízio Maranhão, Arcírio Gouvêa Neto,
Daniel Castro, Germano de Oliveira Gonçalves, Ilma Maria Martins da Silva,
José Silvestre Gorgulho, Luarlindo Ernesto, Marceu Vieira, Maurílio Cândido
Ferreira, Sérgio Caldieri, Wilson de Carvalho, Yacy Nunes e Zilmar Borges
Basílio.

Veja aqui a galeria de fotos