ABI condena tentativa de intimidação dos jornalistas do ICL


26/09/2024


A Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI considera criminosa a tentativa de intimidação aos jornalistas e comunicadores do Instituto Conhecimento Liberta – ICL, ocorrida na manhã de hoje (26), em frente à sede do ICL, no bairro de Vila Mariana, na cidade de São Paulo/SP.

A presença de um caminhão com a logomarca da Fatal Model, que se intitula “a maior plataforma de anúncios digitais para acompanhantes no Brasil”, defronte à sede da editora/site de notícias, na manhã desta quinta-feira (26/09) tem que ser encarada como uma tentativa de intimidação aos profissionais que ali trabalham. Do caminhão, como fotos provam, saíram pessoas que filmaram e fotografaram a sede da editora.

Trata-se de intimidação, pois o ICL Notícias questionou, em 16 de setembro, a legalidade dessa plataforma de promoção de encontros sexuais anunciar livremente em estádios de futebol frequentados inclusive por menores de idade. É óbvio que esses anúncios deveriam ser proibidos nesses espaços, assim como torna-se indispensável impedir que empresas/plataformas do gênero patrocinem clubes esportivos.

Ao mesmo instante em que se solidariza com os profissionais do ICL Notícias, a CDLIDH da ABI junta-se ao Instituto Vladimir Herzog na cobrança para que autoridades policiais e o próprio Ministério Público do Estado de São Paulo iniciem investigações para apurar as intimidações e ameaças que se sucederam às denúncias feitas no último dia 16 de setembro.

Entendemos que se torna imprescindível a revisão da legislação para   evitar que anúncios de plataformas do gênero motivem jovens e adolescentes a acessarem conteúdos sexuais nocivos à sua formação.

 

Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2024

COMISSÃO DE DEFESA DA LIBERDADE DE IMPRENSA E DOS DIREITOS HUMANOS DA ABI