ABI celebra o
Dia da Liberdade de Imprensa


03/05/2016


Liberdadedeexpressão2Neste dia 3 de maio, em que se comemora o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, a Associação Brasileira de Imprensa lembra a importância da liberdade de expressão para a democracia e formação da cidadania num momento de muitos desafios relativos ao exercício profissional dos jornalistas e blogueiros.

Segundo relatório da ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) no ano de 2015 morreram no mundo 63 jornalistas no pleno exercício da profissão, e outros 40 foram assassinados sem que sequer se saiba a motivação. Além disso, 19 pessoas que exerciam o jornalismo no ano passado, e seis colaboradores também morreram.

No Brasil, no ano passado, a ABI, através do programa SOS Jornalistas, criado pelo vice-presidente Paulo Jerônimo de Souza, presidente da Comissão de Direitos Humanos da ABI, contabilizou seis mortes em diferentes municípios do interior do Brasil, a maioria de forma bárbara e 89 formas de intimidação ao exercício profissional.

O País registrou em 2015 o maior número de assassinatos de profissionais de imprensa (incluindo jornalistas e principalmente blogueiros), dos últimos 23 anos, segundo o Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ).

A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol) se somou à Unesco, braço das Nações Unidas para educação e cultura, na campanha pelo acesso à informação pública, contra censura e pela segurança dos jornalistas. A forma de marcar a data de hoje, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, será adequada aos tempos digitais. Jornalistas e veículos de comunicação do mundo inteiro emitirão tuítes com a hashtag #wpfd2016 (World Press Freedom Day).

O objetivo, segundo a SIP, é chamar atenção para a necessidade do acesso à informação pública, à preservação da liberdade de imprensa e a vigilância dos jornalistas. O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi instaurado pela própria Unesco após a aprovação da Declaração de Windhoek, durante reunião de jornalistas africanos em 1991. Esse documento contém princípios sobre a defesa da liberdade de expressão.

Fontes: O Estado de S.Paulo; Zero Hora