ABI realiza programação de eventos em memória de Getúlio Vargas


Por Igor Waltz

22/08/2014


A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) realizará nesta segunda-feira, 25 de agosto, às 11h, uma missa de Ação de Graças em memória do ex-presidente Getúlio Vargas, na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, na Rua Sete de Setembro, 14, Centro do Rio. No mesmo dia, às 16h, o economista Carlos Lessa realiza a palestra “Odiado pelos inimigos, amado pelo povo, um homem muito além do seu tempo”.

A palestra, com abertura do jornalista Orpheu Santos Salles, o único colaborador ainda vivo do Presidente Vargas, acontece na sede da ABI, na Rua Araújo Porto Alegre, 71, 7º andar.

Há 60 anos, na madrugada de 24 de agosto de 1954, o então presidente cometeu suicídio com tiro no coração dentro do Palácio do Catete, sede do Governo Federal no Rio, após um período de forte oposição e ameaças de Golpe de Estado. A legislação trabalhista atual e o reconhecimento da profissão de jornalista são alguns de seus legados que se estendem até os dias de hoje.

Getúlio Vargas ocupa uma posição destacada na história da ABI. Graças ao apoio financeiro do Presidente, por intermédio do Banco do Brasil, a entidade construiu sua atual sede, no Centro do Rio de Janeiro. O prédio foi inaugurado em julho de 1938. Na ocasião, Vargas recebeu o título de sócio-benemérito e Presidente de Honra da Casa do Jornalista.

ABIpensaGetúlio-Convite02