ABI apoia moção da União Brasileira de Escritores em apoio a Jefferson Tenório


28/03/2022


São Paulo, 26 de março de 2022

Moção de apoio ao escritor Jeferson Tenório

A UBE (União Brasileira de Escritores), mais uma vez, vem defender o escritor Jefferson Tenório. Ele, há pouco mais de um ano, tinha sido ameaçado por escrever texto em apoio ao nosso grande Paulo Freire. Na ocasião, exercendo nosso papel de entidade defensora dos direitos humanos e das liberdades democráticas, acusamos o absurdo da ameaça de morte feita. 

O fato se repete. Agora, Jeferson Tenório recebe novas intimidações após anúncio de palestra em escola na Bahia: “teria meu CPF cancelado”. Contou que as palavras nas redes sociais eram mensagens de ódio contra o livro O avesso da pele. Havia também referências diretas de repúdio pelo fato de o escritor ter recebido o prêmio Jabuti.

Um país que permite que um ser humano seja instado a “fugir para não ser metralhado”, que admite posicionamentos racistas, e após tanto tempo ainda não tomou providências para proteger um seu cidadão, há muito deixou de ser considerado um lugar seguro, pacífico. Foram lavrados boletins de ocorrência, prints de telas encaminhados para a polícia da Bahia. Devem ser punidos os responsáveis.

Toda nossa solidariedade ao Jeferson Tenório. Viva O avesso da pele!

Ricardo Ramos Filho

Presidente da UBE (União Brasileira de Escritores)

________________

Foto Carta Capital