ABI apoia evento gratuito para recolocação de jornalistas no mercado


29/10/2015


 

Evento gratuito organizado por grupo do Facebook, com apoio da ABI, acontece sábado, dia 31, no Infnet e deve reunir 90 jornalistas, boa parte recém-desligados de redações.

O Jornalismo está mudando a cada dia. Mais e mais jornalistas experientes e qualificados são despejados a cada ano no já restrito mercado de trabalho. No Rio de Janeiro, somente este ano, 293 foram dispensados de janeiro a setembro em jornais, revistas, rádios, sites e emissoras de TV,  Para ajudar os colegas a repensar a carreira e buscar novas alternativas no mercado de trabalho, o grupo JornalistasRJ, do Facebook, criou uma série de eventos que deverão reunir, principalmente, os recém-desligados das redações.

A programação do Encontro Reinventar JornalistasRJ reúne palestras, workshops, mesas redondas, dinâmicas, orientações e dicas sobre Coaching de Carreira e Vida, Empreendedorismo e Pequenos Negócios, além de apresentação de casos de sucesso de jornalistas. A primeira edição está marcada para o próximo dia 31 de outubro, sábado, das 9h às 13h, no auditório do Instituto Infnet (Rua São José 90 – 2º andar – Centro) e contará com a participação de coaches e consultores de Recursos Humanos – Renato Kress, Marcos Rabstein e Fátima Antunes – e das jornalistas Fernanda Galvão, Kelly Beltrão, Malu Fernandes, Pauline Machado, Marjorie Avelar e Gabriela Anastácia.

“Além de profissionais que podem ajudar a nos indicar novos caminhos para o autodesenvolvimento por meio do coaching e outras ferramentas, queremos reunir histórias inspiradoras de gente que se reinventou na profissão seguindo outros caminhos, além das grandes redações e agências, onde as oportunidades só minguam. A ideia é formar uma rede de apoio e cooperação para estimular a criação de novas ideias dentro e fora da comunicação e do jornalismo”, explica a jornalista Rosayne Macedo, criadora e moderadora do grupo JornalistasRJ.

Realizada em parceria com o Grupo Coaching, do Facebook, a iniciativa conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ), da Academia Brasileira de Coaching (Abracoaching) e do Instituto de Pranaterapia. Conta ainda com o apoio do Café & Pauta Bistrô e das jornalistas Beatriz Coelho da Silva e Ana Carolina Almeida.