ABI aplaude criação do canal TV PORTAL FAVELAS


11/08/2020


Jornalistas, artistas, lideranças populares e comunicadores de favelas do Rio de Janeiro, se reuniram num projeto extremamente desafiador: a construção da TV PORTAL FAVELAS que vem arregimentando blogues, TVs, Rádios e jornais de várias favelas do Rio de Janeiro, numa plataforma única na internet (youtube), onde a negritude e as classes populares, moradoras das comunidades cariocas são os protagonistas da narrativa sobre o que acontece nestes territórios.

No lançamento desta nova ferramenta de comunicação popular e comunitária, (quarta-feira, 12 de agosto), parte dos âncoras e apresentadores da TV Portal vai fazer uma transmissão ao vivo, pelo Youtube, onde vai funcionar a base desta TV. Neste programa de lançamento cada participante vai apresentar o projeto de seus Programas e os jornalistas e comunicadores falarão sobre o conceito desse novo veículo de mídia que é uma integração das favelas pelas novas tecnologia, juntando morro e asfalto.

A prioridade é transmitir o bom cinema realizado com baixo orçamento na periferia, o Slam, o funk, o samba, a tradição ancestral da culinária, de dança, da música e do credo multicultural que existe nestes territórios de periferia e favelasm conforme disse Gabriel Rumba, liderana do Jacarezinho, um dos idealizadores do projeto.

Será apresentado ao vivo pelo canal o empreendedorismo que sustenta esta gente e ensina o que é a solidariedade, os polos de conhecimento construídos, a representatividade negra e LGBT, que cresce como uma semente da cultura, e da sabedoria popular, que tem a potência necessária para retomar as rédeas do Brasil que nos foi roubado pelo golpe, pelo discurso de ódio e pelo fascismo.

A partir voz preta, mestiça e periférica, será contado o que a polícia, a milícia, o fundamentalismo religioso tem provocado nestes territórios, mas não de forma a expor a violência, já tão explorada pelos grandes canais de mídia e com a qual esta população é torturada e açoitada todos os dias.

O presidente da ABI, Paulo Jeronimo deu um depoimento em nome da ABI e manifestou todo o seu apoio à criação do canal TV Portal Favelas que, na sua opinião, provocará uma verdadeira revolução nos canais de comunicação social deste país.

O vice presidente Cid Benjamin também se manifestou dizendo que esta é uma iniciativa da área da comunicação das mais importantes e que vai dar voz e vez a uma gente tão esquecida pelos veículos comerciais.

No manifesto de lançamento do canal, eles afirmam que somos “moradores da Favela da Rocinha, do Complexo do Lins, do Vidigal, do Jacarezinho, da Maré, do Chapéu Mangueira, da Babilonia e muitas outras comunidades que virão à público a partir da próxima semana para mostrar sua importante organização e iniciativa ímpar, rompendo o silenciamento, superando o medo e enfrentando a opressão, para tomar em mãos a cidadania que historicamente tem nos sido negada.”

Na quinta-feira, dia 13, será realizada uma transmissão ao vivo, às 21 horas no programa Favela é, com Laura Ferarez, José Carlos de Oliveira, Luiz Eduardo Soares e Gilberto Gil, que debaterão com os apresentadores do canal sobre ” Arte, Cultura: Segurança da favela” O programa será exibido pela TV Portal Favelas juntamente com a TV 247, apoiador e inventivador desta iniciativa.

Se você estiver interessado em participar assista no youtube através do link https://www.youtube.com/results?search_query=tv+portal+favelas

Ou mesmo pelo próprio Portal Favelas em https://www.youtube.com/results?search_query=tv+portal+favelas