ABI apela a Embaixador dos EUA em favor de jornalistas


01/10/2008


Motivada por moção apresentada por sua Comissão de Direitos Humanos e Liberdade de Expressão em reunião do Conselho Deliberativo da Casa, nesta segunda-feira, dia 30, a ABI fez um apelo ao Embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford M. Sobel, em favor de Ilsa Rodriguez e Tomas Anael Granado. Correspondentes da agência de notícias Prensa Latina na ONU, em Nova York, os dois jornalistas tiveram negada a concessão de visto de entrada no país.

Este é o texto do ofício enviado ao diplomata norte-americano pelo Presidente da ABI, Maurício Azêdo:

Em atenção a moção apresentada na sessão do Conselho Deliberativo desta Associação Brasileira de Imprensa, realizada em 30 de setembro findo, peço-lhe a gentileza de transmitir ao seu Governo nosso apelo para a revogação da negativa de concessão de visto de entrada aos jornalistas Ilsa Rodrigues e Tomas Anael Granado, que há três anos exercem a função de correspondentes da agência de notícias Prensa Latina na Organização das Nações Unidas, em Nova York.

A moção assinala que essa negativa atenta contra o direito desses jornalistas de exercer a sua profissão e ofende o direito dos povos à liberdade de informação.

Peço-lhe que aceite as expressões do nosso apreço.