ABI adere à Aliança de Civilizações


03/12/2009


José Augusto Lindgren Alves (ao centro), Marc Scheuer, Jean-Christophe Bas, Marcela Magalhães Braga, Heitor Granafei e Maurício Azêdo

A ABI vai participar da organização do 3º Fórum da Aliança de Civilizações (AdC), que se realizará no Rio de Janeiro, de 27 a 29 de maio de 2010, com a presença de cerca de 15 chefes de Estado e de Governo, além do Secretário-Geral das Nações Unidas e diversas delegações estrangeiras chefiadas por Ministros de Estado. A reunião, que será aberta pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contará com a participação de cerca de três mil pessoas entre funcionários governamentais, acadêmicos, intelectuais, artistas e membros de organizações não-governamentais.

A adesão da ABI ao Fórum foi formalizada em encontro realizado na ABI nesta quinta-feira, 3 de dezembro, em reunião do Presidente da Casa, Maurício Azêdo, com o Embaixador José Augusto Lindgren Alves, Coordenador Nacional para a Aliança de Civilizações; o Diretor do Secretariado da AdC, Marc Scheuer e de seu assessor Jean-Christophe Bas. Participaram também do encontro os funcionários do Itamaraty Heitor Granafei e Marcela Magalhães Braga, da equipe que organiza o Fórum.

Os visitantes revelaram interesse em que a ABI promova a divulgação do Fórum na área de imprensa e dos meios de comunicação, para o combate a estereótipos e preconceitos sobre diferentes culturas. Entre as iniciativas com este fim figuraria um seminário ou um curso em que instituições possam compartilhar experiências e fazer reflexões sobre o papel das mídias na sociedade.

O Diretor Marc Scheuer revelou que os profissionais de comunicação do Brasil poderão levantar informações sobre os temas de seu interesse — religião, terrorismo, diálogo entre as diferentes civilizações, Oriente Médio — numa rede montada pela AdC, que conta com a participação de cerca de 200 professores universitários de diferentes países, os quais poderão ser consultados e fornecer informações e opiniões sobre os assuntos de interesse destes profissionais. A rede pode ser acessada pelo site www.globalexpertfinder.com.