Programa de jornalismo investigativo na Argentina


30/08/2017


Estão abertas até quinta-feira (31), as inscrições para a edição 2017 do “Curso Avanzado de Periodismo de Investigación sobre Políticas de Suelo y Desarrollo Urbano”, promovido pelo Instituto Prensa y Sociedad (IPYS) e o Instituto Lincoln de Políticas de Suelo, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro em Buenos Aires, durante O IPYS e o Instituto Lincoln oferecem aos participantes bolsas integrais, que cobrem viagem, estadia, alimentação e transporte. O curso tem como pano de fundo a temática do desenvolvimento urbano, políticas fundiárias e outras questões relacionadas à terra. Direcionado a jornalistas de toda a America Latina, é indicado para profissionais que já têm experiência na cobertura das editorias.

As aulas serão ministradas em espanhol e, nesta edição, estão previstas duas etapas. As aulas presenciais, que acontecem para os alunos selecionados durante e um posterior acompanhamento à distância durante três meses. Neste período os jornalistas deverão produzir e publicar, em seus países de origem, uma reportagem investigativa sobre os temas estudados no curso. Para isso, terão o apoio financeiro de até US$ 1 mil.

Os interessados devem preencher o formulário apresentando sua biografia e um projeto de reportagem para desenvolver durante o curso. A organização pede ainda, o envio de dois trabalhos já publicados pelo candidato sobre a temática relacionada ao programa.

O IPYS e o Instituto Lincoln buscam propostas que exponham como as políticas fundiárias se interligam com o planejamento urbano, o valor da terra, o mercado imobiliário, a conservação do solo ou outro aspecto pertinente para o desenvolvimento sustentável das cidades da América Latina.