A “Voz do Jockey Club” silencia


19/03/2012


Foi enterrado neste domingo, 18 de março, no Cemitério do Caju, o corpo do locutor Ernani Pires Ferreira (1934-2012), que morreu no sábado, 17, aos 77 anos, de edema pulmonar e parada cardiorrespiratória, na UTI do Hospital Espanhol, onde estava internado, no Centro do Rio. O velório foi realizado no Jockey Club, na Gávea.
 
 
Ernani entrou para a história do turfe brasileiro e ficou conhecido como a “voz do Jockey Club”, onde foi locutor oficial durante mais de 40 anos consecutivos (1967 a 2007) e o principal narrador do Grande Prêmio Brasil. Transmitiu mais de 70 mil páreos e fez narrações também na Argentina, Uruguai, França e Inglaterra.
 
 
Em 17 de julho de 1983, durante a disputa de um páreo, entrou para o “Guiness Book”, livro dos recordes, ao se tornar a primeira pessoa no mundo capaz de falar velozmente 352 palavras por minuto, superando a marca que era do ex-Presidente norte-americano, John Kennedy.
 
 
Durante 15 anos, Ernani apresentou o quadro “Barbadas do dia” no programa “Globo Esporte”, na TV Globo. A sua participação era feita com humor e o locutor costumava se apresentar fantasiado, para transmitir aos telespectadores as notícias do turfe.
 
 
Em 2008, quando já não estava mais atuando como narrador do GP Brasil, foi homenageado no Clássico Imprensa, que naquele ano ganhou o seu nome. Luiz Roberto, filho de Ernani, disse ao G1 que o pai estava sofrendo de depressão:
– Ele vinha tentando curtir um pouco mais a vida, no último ano, mas a saúde dele ficou debilitada, afirmou.
 
 
Ernani nasceu em 1º de novembro de 1934, em Pernambuco. Ainda menino se transferiu com a família para o Rio de Janeiro, e começou a frequentar o Jockey na companhia de seu pai. 

* Com informações do G1, SportTV.